No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A prova Oh Meu Deus, com partida e chegada em Seia, no concelho da Guarda, vai ser a primeira corrida portuguesa a integrar o circuito do Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), informou hoje a organização.
A 15.ª edição da corrida, cujo percurso segue por trilhos de vários concelhos do centro de Portugal, passando pelas Serras da Estrela, do Açor e da Lousã, vai associar-se à organização do UTMB, sendo uma das provas que dá acesso à final, o UTMB, em Chamonix, na ‘meca’ da modalidade.
“Esta integração na UTMB World Series é o resultado de um trabalho coletivo e apaixonado da nossa equipa, que ao longo dos anos consolidou o ‘Oh Meu Deus’ como um evento de referência nacional. Esta nova etapa representa não só o reconhecimento internacional, mas também o reforço de uma trajetória de crescimento que sempre teve como prioridade o impacto positivo nas comunidades e no território”, afirmou o diretor da prova, Paulo Garcia.
A prova é organizada desde 2011 pela Horizontes Turismo Desportivo e a primeira edição com a chancela UTMB vai ser disputada entre 01 e 03 de maio de 2026, com inscrições abertas a partir de 04 de novembro.
O Oh Meu Deus by UTMB vai contar com cinco distâncias, entre a caminhada (15 quilómetros) e a prova de ‘endurance’ (100 milhas, aproximadamente 160 quilómetros), contando ainda com corridas de 20, 50 e 100 quilómetros, mantendo uma lógica crescente de altimetria acumulada.
Os finalistas da prova mais longa são “convidados” a tentar o desafio Viriato, que consiste em percorrer 40 quilómetros adicionais, em 44 horas.
O circuito UTMB inclui mais de 50 provas pelo mundo, incluindo quatro ‘majors’, que bonificam no acesso às finais, tradicionalmente no final de agosto, em Chamonix, nos Alpes franceses.
“A inclusão do Oh Meu Deus no circuito UTMB World Series é uma grande conquista para a região e tem um impacto direto na visibilidade e revitalização das aldeias da Serra da Estrela. Este evento não só atrai milhares de atletas e seus acompanhantes, promovendo um turismo de natureza sustentável e de qualidade, como também reforça o orgulho e a identidade das comunidades locais, valorizando o seu património natural e cultural”, vincou Pedro Pontes, do Turismo Centro de Portugal.
Já Florian Lamblin, diretor executivo internacional da UTMB, defendeu que o objetivo é construir uma parceria duradoura.
“Estamos entusiasmados por trazer a experiência da UTMB World Series para mais perto da comunidade portuguesa pela primeira vez. Com o Oh Meu Deus by UTMB, o nosso objetivo é construir uma parceria duradoura, com base no legado de um evento que já deixou a sua marca no desporto com uma missão clara: apoiar as comunidades locais e as suas terras. Estamos ansiosos pela edição de 2026”, disse.