Cineco seia
Taça de Portugal FPF
vista curta
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
Home » Notícias » Concelho » S. J. da Pesqueira » Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro

Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro

Enólogo Márcio Lopes estreia-se na produção de azeite a partir de oliveiras centenárias do Vale do Rio Torto, na Quinta do Malhô, em São João da Pesqueira

 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro
19.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro
19.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro

O enólogo Márcio Lopes apresenta o Azeite Proibido Olival Centenário, o seu primeiro azeite biológico, produzido a partir de oliveiras centenárias do Vale do Rio Torto, na Quinta do Malhô, em São João da Pesqueira. As árvores, plantadas em terraços pré-filoxéricos no coração do Douro, deram origem a um azeite virgem extra prensado a frio, que preserva toda a frescura e autenticidade do fruto.

Tal como nos vinhos, também aqui se mantém a filosofia de respeito pela terra e pela tradição, resultando num produto que reflete de forma genuína a identidade do Douro.

“Sou um apaixonado por azeite e a minha esposa, Cláudia Codesso, tirou um curso de olivicultura. Quando adquiri a Quinta do Malhô, no ano passado, entrámos logo a produzir a azeitona. Colhemos praticamente tudo à vara e seguimos o método de extração a frio, obtendo menor quantidade, mas uma qualidade muito superior. Este é um azeite virgem extra, com uma acidez baixíssima, muito saboroso e bastante aromático, que é algo que não se encontra muito nos azeites. É um azeite com muita complexidade”, explica o produtor.

O Azeite Proibido Olival Centenário resulta de cerca de sete hectares de oliveiras, cultivadas em regime de sequeiro, sem irrigação. Toda a colheita é feita manualmente, e as azeitonas são transportadas à mão pelos socalcos até ao trator, seguindo no mesmo dia para o lagar, onde é feita a prensagem. As variedades incluem Cobrançosa, Verdeal, Negrinha do Freixo e outras ainda por identificar.

O resultado é um azeite virgem extra de acidez máxima de 0,6%, de perfil aromático e sabor intenso. A primeira produção totalizou 7 mil quilos de azeitona, dando origem a mil garrafas de meio litro, que chegam ao mercado a um PVP de 17,50 euros. Já estão disponíveis na loja online do produtor e nos restantes locais habituais.

“É o primeiro azeite de muitos. Em 2025 haverá menor produção, mas acredito que a qualidade será igualmente excecional. As nossas oliveiras estão plantadas em patamares pré-filoxéricos, têm na sua maioria mais de 100 anos e cerca de metade ultrapassa os 200 anos”, acrescenta Márcio Lopes.

A Quinta do Malhô, adquirida em 2024, é o mais recente projeto do enólogo no Douro. Embora a propriedade date de 1929, as oliveiras são testemunhas de um passado muito mais antigo, guardando a memória viva da agricultura tradicional da região.

Paralelamente ao lançamento do primeiro azeite, a marca Márcio Lopes Winemaker foi novamente distinguida nos Luxury Lifestyle Awards, integrando o prestigiado ranking mundial das TOP 100 Premium Wine & Spirits Brands de 2025.

Os Luxury Lifestyle Awards reconhecem anualmente os produtores mais distintos e visionários do setor, avaliando a excelência artesanal, a sustentabilidade, a criatividade e o equilíbrio entre tradição e sofisticação.

“Este é o segundo ano, depois de 2023, em que integramos o Top 100, a par das melhores marcas de bebidas do mundo. É um reconhecimento internacional do nosso trabalho de recuperação e valorização das vinhas antigas e do património vitícola, algo que tem sido muito bem visto lá fora. É um prémio que reflete o compromisso e entrega de toda a nossa equipa. Ser uma de apenas duas marcas portuguesas no Top 100 mundial, a par dos Douro Boys, é um privilégio e uma honra”, sublinha Márcio Lopes.

 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro
pub
 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro

Outras notícias

pub
 Azeite que nasce de oliveiras centenárias no Douro

Notícias relacionadas

Procurar