No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A nova presidente da Câmara de Penedono, Sónia Numão (PS), prometeu inaugurar um ciclo marcado “pela proximidade, pela transparência e pelo diálogo” e baseado numa união de esforços.
Ao discursar na cerimónia da tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal, Sónia Numão, que nas últimas eleições conseguiu roubar a cadeira do poder ao PSD, defendeu que é preciso deixar de lado o que divide e concentrar esforços no bem-estar dos munícipes e no desenvolvimento do território.
“Queremos um concelho com melhores oportunidades para os jovens, com condições de vida dignas para os nossos idosos, com serviços públicos de qualidade, com apoio às famílias e às empresas locais”, afirmou.
Sónia Numão, que derrotou a presidente recandidata Cristina Ferreira, apontou também como prioridade a valorização da agricultura, do património, do turismo, da cultura e da educação.
O seu objetivo é fazê-lo com “rigor na gestão, planeamento estratégico e responsabilidade social”, frisou.
A nova presidente aproveitou o momento para informar que não será possível realizar o Mercado do Magriço na data prevista, por não estarem reunidas as condições necessárias, nomeadamente a contratualização de bens e serviços e as questões de segurança.
“Trata-se de um dos eventos que é realizado no nosso concelho de grande relevância, de um investimento com o dinheiro que é de todos e, por isso, tem de ser planeado, contratualizado, organizado com o devido tempo de antecedência, para que o mesmo seja ainda mais digno e diferenciado”, justificou.
Dirigindo-se aos produtores afetados pelos incêndios de agosto, deu-lhes a garantia de que “não serão esquecidos e vão ter oportunidade de expor e vender os seus produtos”.
A Assembleia Municipal de Penedono passa a ser presidida Horácio Almeida (PS), que sucede a Carlos Esteves (PSD).
Antes de dar o lugar a Horácio Almeida, Carlos Esteves – que foi presidente da autarquia entre 2009 e 2021 – lamentou que, nos últimos quatro anos, a persiana da janela do gabinete da presidência tenha estado sempre descida, uma atitude de Cristina Ferreira (que esteve ausente da cerimónia de hoje) que não entendeu.
Dirigindo-se à nova presidente, pediu: “quando chegar, corra a persiana para cima! Foi uma grande marca de distanciamento das nossas populações”.
Sónia Numão foi eleita presidente da Câmara de Penedono à terceira tentativa.
Cristina Ferreira tinha-se recandidatado pelo PSD para dar continuidade ao seu projeto, mas não foi além dos 40,14% dos votos (dois mandatos), enquanto Sónia Numão conseguiu 53,53% dos votos (três mandatos).
Penedono foi uma das câmaras do distrito de Viseu que mudou de cor partidária nestas eleições autárquicas, a par da capital de distrito, Resende, Santa Comba Dão, Tabuaço e São João da Pesqueira (sendo que, neste concelho, o presidente se manterá o mesmo).