No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O PSD mantém a liderança da Assembleia Municipal de Viseu, com Mota Faria a ser reeleito o cargo de presidente da Mesa, deixando o aviso de que, na “casa da democracia”, há sempre espaço para “referendos”. Os novos eleitos tomaram posse esta sexta-feira em resultado das autárquicas de 12 de outubro.
Enquanto na Câmara Municipal é o PS que lidera o executivo, na Assembleia Municipal o PSD surge em vantagem. Os socialistas e os sociais-democratas elegeram 12 deputados cada, aos quais se juntam três representantes do Chega e os 25 presidentes de junta que têm assento por inerência, dos quais 18 do PSD, cinco do PS e dois independentes.
Na eleição da nova Mesa da Assembleia para o mandato 2025/29, apresentaram-se duas listas: a do PSD, liderada por Mota Faria, e a do PS, liderada por João Paulo Rebelo. A lista social-democrata venceu com 32 votos, contra 19 obtidos pela lista socialista, registando-se ainda um voto nulo.
Reeleito, Mota Faria afirmou que “venceram os princípios e os valores”, sublinhando que a Assembleia Municipal é o espaço fundamental do debate democrático e que o novo mandato continuará a garantir “pluralismo”.
“Temos de contribuir para a escuta ativa, fomentando a discussão e o debate e, na dúvida, referendos locais em matérias de relevo local”, disse o social-democrata.
Mota Faria lembrou ainda que o regimento que regula a Assembleia é o que está em vigor desde o mandato anterior (2024) e que “é importante ter as transmissões online e direto das sessões”, uma regra que já tinha sido aprovada mas ainda não aplicada.