No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, lamentou esta quarta-feira que o novo executivo não tenha encontrado qualquer procedimento concursal em curso para a iluminação e programação de Natal e passagem de ano, garantindo que a autarquia está agora a trabalhar “contra o tempo” para garantir uma celebração digna.
“Chegámos à Câmara na segunda-feira e não havia nenhum procedimento para tratar da iluminação de Natal. Não havia concurso público, não havia programação. Não havia nada. Os serviços estavam muito preocupados”, frisou.
João Azevedo acrescentou que, apesar de a verba para o Natal estar prevista no orçamento municipal, não foi dada autorização pelo anterior executivo PSD para avançar com os concursos. “Os serviços estavam muito preocupados porque não tiveram luz verde. É um facto. Estamos no dia 5 de novembro e não existe qualquer peça concursal preparada”, reforçou.
O presidente garantiu que a autarquia está a preparar desde segunda-feira os processos necessários para lançar os concursos, assegurando que tudo será feito “com total respeito pela lei”. “Temos de lutar contra o tempo para termos um Natal digno, que homenageie os viseenses, os turistas, os empresários, as famílias e as crianças”, afirmou.
João Azevedo contou que, ao chegar à Câmara, não encontrou “nem programação, nem iluminação, nem fim de ano, nada”.
Segundo o socialista, “os serviços estavam muito preocupados, os técnicos estavam muito preocupados, porque não tiveram luz verde para avançar”.
Sobre a passagem de ano, a situação é idêntica. “Não temos nada preparado. Estamos a tratar disso. O fim de ano implica outros procedimentos que estão a ser avaliados pelo gabinete político e pelos serviços”, explicou.
“Não podemos ignorar que não foi iniciado qualquer processo. Há uma grande responsabilidade perante mais de 100 mil pessoas e perante a marca Viseu, que representa património, turismo e economia. O concurso do ano passado já estava concluído nesta altura. Este ano, nada foi feito”, lamentou.
No ano passado, a programação de Natal e Passagem de Ano – que abrangeu o período entre 29 de novembro e 06 de janeiro – foi apresentada no dia 14 de novembro.
Foram investidos 120 mil euros para iluminar as ruas, praças e jardins de Viseu com 380 mil lâmpadas e a passagem de ano foi animada com um concerto do rapper português Plutónio, seguido de 15 minutos de espetáculo pirotécnico musical e animação do DJ The Boss.