No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões está reunida para eleger o seu novo presidente, na sequência dos resultados das eleições autárquicas de 12 de outubro. João Azevedo, o autarca socialista da Câmara de Viseu, é o presidente e ao que tudo indica terá como vice presidentes Marco Almeida (PS) da autarquia de Mangualde e Paulo Almeida (PSD) da Câmara de Castro Daire.
A definição da liderança depende dos resultados dos 14 municípios que integram a CIM, que neste caso ditaram sete governados pelo PSD, seis pelo PS e um independente, Aguiar da Beira.
De acordo com a lógica habitual, a presidência seria atribuída ao partido com maior número de autarquias, neste caso o PSD, mas como Aguiar da Beira “tende” para o PS, esta solução deixa de ser a escolha.
Neste cenário, a legislação prevê que se recorra ao número total de votos obtidos pelos partidos nas eleições. Contas feitas, o PS soma mais votos e tem a autarquia com maior número de eleitores.
Há quatro anos aconteceu situação idêntica, quando Fernando Ruas foi eleito presidente da CIM Viseu Dão-Lafões por unanimidade. Um cenário bem diferente do verificado em 2017, ano em que a falta de consenso obrigou a recorrer à lei, que determinou que o cargo fosse assumido pelo presidente de Câmara mais velho.