No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os tribunais do distrito de Viseu registaram, em 2024, 23 crimes de abuso sexual de menores, um número que se tem vindo a elevar nos últimos cinco anos, acompanhando a tendência nacional. Segundo a Polícia Judiciária, nos primeiros dez meses de 2025 já foram detidos 269 suspeitos de crimes sexuais em Portugal, superando o total de 2024, quando foram detidos 251. Entre os crimes estão coação sexual, violação, abuso sexual de menores, abuso de menores dependentes, atos sexuais com adolescentes e pornografia infantil.
No mesmo período, 36 pessoas foram condenadas por criminalidade económica no distrito de Viseu, segundo dados da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ). Entre os condenados, 20% cumpriram pena suspensa, num universo de 54 arguidos implicados em crimes como corrupção, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais.
O relatório estatístico, que abrange processos dos tribunais da comarca de Viseu e ocorrências registadas pelas forças de segurança, revela ainda outras tipologias de crime. A violência doméstica continua a ser a mais frequente, com 940 ocorrências registadas em 2024, seguida de 162 crimes violentos, incluindo ofensas graves à integridade física e roubos com agressão.
O distrito contabilizou também 179 crimes de incêndio florestal, sobretudo nos meses de verão, e 1 078 crimes rodoviários, associados a condução sob efeito de álcool, condução sem habilitação legal e desrespeito pelas regras de trânsito.