No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Fundação Lapa do Lobo, em Nelas, dedica dois dias ao cinema com curtas e longas-metragens, uma oficina orientada por Rita Jorge e uma conversa com o ator Elmano Sancho, anunciou hoje a instituição.
Numa nota de imprensa, a Fundação Lapa do Lobo indicou que na sexta-feira e no sábado, o auditório da instituição “estreará uma mostra cinematográfica com uma programação especial que vai cruzar realizadores consagrados e emergentes da sétima arte”.
Durante os dois dias é possível assistir a “uma seleção diversificada de filmes, desde curtas-metragens a longas-metragens, animações e cinema português, com foco em novas narrativas e linguagens cinematográficas”.
“‘Primeiro estreia-se…’ é um evento que tem como objetivo tornar-se anual e é uma oportunidade para o público de todas as idades descobrir o cinema de uma forma profunda e inovadora”.
Assim, na sexta-feira, a Fundação Lapa do Lobo exibe curtas-metragens, com destaque para produções nacionais como “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “Mistida”, de Falcão Nhaga.
No sábado, “o evento oferecerá uma oportunidade única para quem tem interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre o processo criativo do cinema”, através de uma oficina de Escrita para Cinema sob orientação de Rita Jorge.
“Os participantes, durante quatro horas, serão desafiados a explorar conceitos como memória, lugar e personagem no desenvolvimento de argumentos cinematográficos”, destacou a fundação.
O sábado conta ainda com a exibição de duas longas-metragens como “Flow – À Deriva”, de Gints Zilbalodis, um “filme premiado em diversos festivais internacionais, incluindo o Festival de Cannes, tendo também recebido o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação”.
E ainda “Imagens Proibidas”, de Hugo Diogo, que, após a exibição, servirá para uma conversa entre o público e o ator Elmano Sancho, que estará presente na sessão.
“Com uma programação pensada para todos os gostos, o evento oferece uma oportunidade para o público se envolver com diferentes aspetos do cinema contemporâneo, além de criar um espaço para o diálogo e a troca de ideias entre profissionais e amantes da sétima arte”.