prémio jornal do centro 25 de abril
clovis academico
Banco Alimentar campanha Viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Jornal do Centro recebe prémio nacional com edição dos 50 anos do 25 de Abril

Jornal do Centro recebe prémio nacional com edição dos 50 anos do 25 de Abril

O Encontro da Imprensa Regional, que decorreu em Pombal, reuniu responsáveis de vários órgãos de comunicação e entidades políticas para debater os desafios do setor

 Escola Secundária de Viriato organiza semana dedicada às artes
29.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escola Secundária de Viriato organiza semana dedicada às artes
29.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Jornal do Centro recebe prémio nacional com edição dos 50 anos do 25 de Abril

Jornal do Centro recebeu este sábado o prémio atribuído pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e pela Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), numa cerimónia que decorreu esta tarde no concelho de Pombal. Entre os cerca de 60 trabalhos a concurso, a edição impressa comemorativa dos 50 anos de Abril conquistou o primeiro lugar. Foram ainda distinguidos trabalhos dos jornais Médio Tejo, Notícias de AguiarPraça Alta e Notícias de Fafe.

Na receção do prémio, foi sublinhado o caráter coletivo do trabalho. “É com enorme gratidão que recebo, em nome do Jornal do Centro, este prémio que distingue a nossa edição impressa dedicada aos 50 anos do 25 de Abril. Quero agradecer, em primeiro lugar, às entidades que reconheceram este trabalho coletivo: a Comissão e a ANIR”, afirmou a direção do jornal.

A distinção assume relevância acrescida pelo momento que atravessa a comunicação social. “Celebrar Abril é celebrar uma das suas maiores conquistas, uma imprensa sem amarras, capaz de questionar, escrutinar e informar com responsabilidade. E, apesar de todas as dificuldades com que o jornalismo se debate nos dias – de hoje dificuldades que, por vezes, me fazem pensar que também aqui seria preciso um novo 25 de Abril – continua a valer a pena manter este sentido de missão de informar com valores”, foi sublinhado na intervenção.

O prémio foi dedicado a todos os que contribuíram para a concretização da edição: administração, trabalhadores e, de forma muito especial, as crianças – Escola Santiago e Centro Paroquial de Rio de Loba – responsáveis pelas ilustrações, “porque é com eles que os valores de Abril estão garantidos”.

Durante a sessão, a comissária executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, recordou precisamente que “uma das grandes conquistas de Abril foi uma imprensa livre e rigorosa”. Também o presidente da ANIR, Eduardo Costa, destacou o papel essencial, e nem sempre fácil, da imprensa regional no reforço da democracia.

O Encontro da Imprensa Regional, que decorreu em Pombal, reuniu responsáveis de vários órgãos de comunicação e entidades políticas para debater os desafios do setor, com destaque para a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional. Os números apresentados revelam a dimensão do problema: em 45 dos 308 concelhos portugueses não existe hoje qualquer órgão de comunicação social regional e 87 estão “ameaçados” de se tornarem verdadeiros “desertos de notícias”.

pub
 Escola Secundária de Viriato organiza semana dedicada às artes

Outras notícias

pub
 Escola Secundária de Viriato organiza semana dedicada às artes

Notícias relacionadas

Procurar