No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Jornal do Centro recebeu este sábado o prémio atribuído pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e pela Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), numa cerimónia que decorreu esta tarde no concelho de Pombal. Entre os cerca de 60 trabalhos a concurso, a edição impressa comemorativa dos 50 anos de Abril conquistou o primeiro lugar. Foram ainda distinguidos trabalhos dos jornais Médio Tejo, Notícias de Aguiar, Praça Alta e Notícias de Fafe.
Na receção do prémio, foi sublinhado o caráter coletivo do trabalho. “É com enorme gratidão que recebo, em nome do Jornal do Centro, este prémio que distingue a nossa edição impressa dedicada aos 50 anos do 25 de Abril. Quero agradecer, em primeiro lugar, às entidades que reconheceram este trabalho coletivo: a Comissão e a ANIR”, afirmou a direção do jornal.
A distinção assume relevância acrescida pelo momento que atravessa a comunicação social. “Celebrar Abril é celebrar uma das suas maiores conquistas, uma imprensa sem amarras, capaz de questionar, escrutinar e informar com responsabilidade. E, apesar de todas as dificuldades com que o jornalismo se debate nos dias – de hoje dificuldades que, por vezes, me fazem pensar que também aqui seria preciso um novo 25 de Abril – continua a valer a pena manter este sentido de missão de informar com valores”, foi sublinhado na intervenção.
O prémio foi dedicado a todos os que contribuíram para a concretização da edição: administração, trabalhadores e, de forma muito especial, as crianças – Escola Santiago e Centro Paroquial de Rio de Loba – responsáveis pelas ilustrações, “porque é com eles que os valores de Abril estão garantidos”.
Durante a sessão, a comissária executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, recordou precisamente que “uma das grandes conquistas de Abril foi uma imprensa livre e rigorosa”. Também o presidente da ANIR, Eduardo Costa, destacou o papel essencial, e nem sempre fácil, da imprensa regional no reforço da democracia.
O Encontro da Imprensa Regional, que decorreu em Pombal, reuniu responsáveis de vários órgãos de comunicação e entidades políticas para debater os desafios do setor, com destaque para a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional. Os números apresentados revelam a dimensão do problema: em 45 dos 308 concelhos portugueses não existe hoje qualquer órgão de comunicação social regional e 87 estão “ameaçados” de se tornarem verdadeiros “desertos de notícias”.