No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
“O crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões” motivou o lançamento de uma nova Campanha de Natal da Comunidade Intermunicipal (CIM), que até 25 de dezembro está a promover o território através de um calendário do Advento interativo, destacando tradições, produtos regionais e a programação natalícia dos 14 municípios, anunciou esta entidade.
Sob o mote “Onde se vivem as tradições é onde apetece estar”, a campanha pretende reforçar o valor identitário da região, aproximando visitantes e residentes das tradições, produtos, experiências e saberes que definem os 14 municípios que compõem a CIM.
Através das redes sociais, cada janela do calendário revelará um elemento distinto da cultura local, desde sabores típicos e artesanato a mercados de Natal, costumes gastronómicos ou sugestões de visita associadas ao imaginário natalício. Em paralelo, serão realizados sorteios de produtos regionais, culminando com um prémio especial no Dia de Natal.
A campanha, promovida pela CIM em articulação com os seus municípios, envolve ainda operadores turísticos, agentes culturais, produtores e outros parceiros locais.
O presidente da CIM, João Azevedo, sublinha que a iniciativa pretende “reforçar o orgulho no território” e valorizar “as tradições vivas, a autenticidade das gentes e a riqueza dos produtos”, acrescentando que o formato digital permite aproximar as pessoas e dinamizar o comércio local.
Já o secretário executivo, Nuno Martinho, destaca o carácter colaborativo da ação, que integra municípios, empresários da hotelaria, restauração, atividades turísticas e culturais, bem como a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. A aposta numa estratégia digital participativa, refere, reforça a visão de um território “coeso, atrativo e com identidade, onde a inovação e a tradição caminham lado a lado”.
A Campanha de Natal é, segundo a CIM, lançada num contexto de crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões. Segundo os dados mais recentes do INE – Instituto Nacional de Estatística, o território registou, em setembro de 2025, 67.243 dormidas, que traduzem um crescimento de 2,1% face ao mesmo mês do ano anterior.
No total acumulado entre janeiro e setembro, as dormidas totalizaram 504.653, um aumento de 3,23% em relação ao mesmo período de 2024, “o que confirma a tendência positiva e de crescimento da região no contexto turístico nacional”, anuncia a CIM.
Além do calendário do advento, a promoção nas redes sociais passa ainda por uma agenda cultural dedicada à quadra, reunindo eventos preparados pelos 14 municípios e abarcando mercados, cânticos, espetáculos, exposições, workshops, pistas de gelo, comboios turísticos, iluminação festiva e a programação da Passagem de Ano.