No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A ReFood Viseu foi distinguida com o 3.º Prémio CUF Inspira, atribuído pela CUF e pela Fundação Manuel Violante no âmbito da 5.ª edição do programa MILES, uma iniciativa que capacita organizações sociais em áreas fundamentais da gestão, desde finanças e recursos humanos à comunicação, angariação de fundos e qualidade. A edição deste ano contou com dezenas de participantes de todo o país.
A ReFood Viseu, que apoia atualmente mais de 300 pessoas, destacou-se pelo seu envolvimento ao longo do programa formativo, que lhe permitiu reforçar competências, otimizar recursos e aumentar o impacto da sua missão de “Aproveitar para Alimentar”. A coordenadora do núcleo, Cláudia Columbano, sublinha que a participação permitiu “fortalecer capacidades de liderança e organização” e refletir sobre a melhor forma de mobilizar equipas e estruturar o trabalho diário do voluntariado.
Para Cláudia Columbano, coordenadora do núcleo da ReeFood Viseu, este prémio é “um grande reconhecimento que reforça o valor do nosso trabalho. Para o futuro, esperamos usar este reconhecimento para consolidar as melhorias que implementámos, aumentar a nossa visibilidade local, atrair mais voluntários e parceiros que são os ingredientes essenciais para podermos continuar a gerar impacto real para os nossos beneficiários e para toda a comunidade”.
O prémio, atribuído através de um donativo de 2.500 euros, permitirá apoiar novos projetos que respondam a necessidades identificadas durante a formação, em parceria com a CUF. Para a ReFood Viseu, esta distinção representa “um grande reconhecimento” e um impulso para aumentar a visibilidade local, atrair mais voluntários e consolidar melhorias internas.
O programa MILES, com um ano de duração, integra também mentoria técnica e envolveu cerca de 30 mentores voluntários da CUF, que contribuíram para apoiar as organizações na construção de estratégias sustentáveis. Esta ação enquadra-se na política de sustentabilidade da CUF, que pretende ser um agente ativo no desenvolvimento social dos territórios onde está presente.
Além da ReFood Viseu, foram premiadas outras duas organizações: a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, de Penafiel, que conquistou o 1.º lugar e apoia 850 beneficiários; e a Associação NÓS, do Barreiro, que recebeu o 2.º prémio e trabalha com mais de 6.500 pessoas em situação de deficiência ou vulnerabilidade social. Os donativos atribuídos ascenderam a 6.000 euros, 4.000 euros e 2.500 euros, respetivamente.
Com o MILES, a CUF e a Fundação Manuel Violante pretendem continuar a fortalecer o setor social, promovendo a eficiência, a inovação e o impacto duradouro nas comunidades onde estas organizações atuam.