viseu agenda
nuno poureiro
fundacao_lapa_do_lobo_7
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Português é suspeito de matar Nuno Loureiro e está ligado ao ataque na Universidade de Brown

Português é suspeito de matar Nuno Loureiro e está ligado ao ataque na Universidade de Brown

O físico, natural de Viseu, vivia nos EUA desde 2016 e era considerado uma referência na investigação em plasma e fusão nuclear

pub
 Associação alerta para sinais de alarme e prevenção para o suicídio jovem. Primeiro sessão em Castro Daire
19.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Associação alerta para sinais de alarme e prevenção para o suicídio jovem. Primeiro sessão em Castro Daire
19.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Português é suspeito de matar Nuno Loureiro e está ligado ao ataque na Universidade de Brown

Um português é o principal suspeito do homicídio de Nuno Loureiro, o investigador português do MIT morto esta semana nos EUA. Cláudia Valente, que morava nos EUA e terá estudado no Instituto Superior Técnico de Lisboa na mesma altura de Nuno Loureiro, é ainda o principal suspeito do tiroteio em massa ocorrido dias antes na Universidade de Brown. Foi encontrado morto num armazém em Salem, quando as autoridades estariam para o deter, avançou a ABC News.

De acordo com a polícia de Providence, Cláudio Neves Valente (48 anos e natural de Torres Novas) é suspeito de ter matado a tiro Nuno Loureiro, professor de 47 anos, na sua casa nos subúrbios de Boston, dois dias após abrir fogo na Universidade de Brown, matando dois estudantes e ferindo outros nove.

A investigação mudou de rumo na quinta-feira, quando as autoridades disseram que estavam a investigar uma possível ligação entre o ataque em Brown e a morte de Nuno Loureiro, de 47 anos.

A presidente da Universidade Brown, Christina Paxson, disse que Valente esteve matriculado na instituição entre 2000 e 2001, tendo sido admitido na pós-graduação para estudar Física a partir de setembro de 2000. “Não tem nenhum vínculo atual com a universidade”, acrescentou.

Valente e Loureiro frequentaram o mesmo programa académico numa universidade em Portugal, entre 1995 e 2000, acrescentou Foley.

Nuno Loureiro formou-se e fez investigação no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Uma segunda pessoa, identificada como próxima do suspeito, apresentou-se após a conferência de imprensa de quarta-feira e ajudou “a desvendar” o caso, declarou procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha.

Nuno Loureiro, natural de Viseu, vivia nos EUA desde 2016 e era considerado uma referência na investigação em plasma e fusão nuclear. Liderava um dos maiores laboratórios do MIT.

O caso permanece em investigação e as autoridades admitem que ainda há muitas perguntas por responder quanto ao motivo dos crimes.

pub
 Associação alerta para sinais de alarme e prevenção para o suicídio jovem. Primeiro sessão em Castro Daire

Outras notícias

pub
 Associação alerta para sinais de alarme e prevenção para o suicídio jovem. Primeiro sessão em Castro Daire

Notícias relacionadas

Procurar