Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo 1 (CCCV – P1) acolhe este sábado, dia 10 de janeiro, às 21h30, uma sessão do short/age – Shortfilms for a New Age, com a exibição de três curtas-metragens. A iniciativa reúne obras de Gonçalo Waddington, Silvana Torricella e Jiede Wu e conta com a presença dos dois realizadores portugueses.
De acordo com o comunicado enviado às redações, a sessão apresenta filmes que exploram “territórios de tensão emocional, perda e exclusão”, a partir de linguagens distintas.
Gonçalo Waddington apresenta “À Medida que Fomos Recuperando a Mãe”, uma adaptação de um conto de Valério Romão. Segundo o texto, “a curta-metragem aborda o luto e a reorganização identitária de uma família marcada pela ausência, explorando as consequências emocionais de uma perda que desestrutura vínculos e expõe fragilidades latentes”. O filme “propõe um olhar íntimo e inquietante sobre os mecanismos — por vezes perigosos — que surgem na tentativa de preencher o vazio afectivo”.
Já “O Abafador”, de Silvana Torricella, parte “de uma figura do imaginário rural português para construir uma distopia de contornos contemporâneos”. O comunicado refere que “o filme interroga a fronteira ética entre cuidado e violência num contexto de colapso social, acompanhando uma personagem confrontada com a escolha de aliviar o sofrimento alheio”, acrescentando que “um encontro inesperado introduz uma fissura numa realidade aparentemente sem saída”.
A sessão é completada por “Tail”, do realizador chinês Jiede Wu, uma curta-metragem de animação que “recorre ao silêncio e à metáfora para abordar a diferença e a exclusão”. A obra constrói “uma parábola sensível sobre marginalização e pertença” através de “uma narrativa minimalista”.
O comunicado destaca ainda que a sessão “reúne três olhares autorais e distintos sobre o mal-estar contemporâneo”, propondo não só a exibição dos filmes, mas também “um espaço de reflexão partilhada com os seus criadores”.O projeto conta com o apoio do programa municipal “Eixo Cultura”, do Município de Viseu. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia em www.shortfilmsforanewage.com/sessao72 .