Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Museu do Caramulo volta a organizar o Salão Motorclássico, que regressa à Cordoaria Nacional, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de março. O evento é dedicado ao universo dos veículos clássicos e vai ocupar os cinco pavilhões e as zonas exteriores daquele espaço.
De acordo com o comunicado enviado às redações pelo Museu do Caramulo, o salão vai reunir “mais de uma centena de expositores de vários países”, integrando entidades comerciais e institucionais. Vão estar presentes vendedores de automóveis, motos, livros, artigos e peças de coleção, bem como clubes, associações e museus. Segundo a organização, esta diversidade faz do evento “um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral”.
Como tem sido habitual, o Salão Motorclássico vai assinalar várias efemérides ligadas à história da mobilidade. Entre os destaques estão “os 80 anos da histórica Vespa”, “os 75 anos do Toyota Land Cruiser” e “os 60 anos do revolucionário Lamborghini Miura”. O programa inclui ainda “os 50 anos do Ford Fiesta”, “os 40 anos do referencial BMW M3 E30” e “a celebração dos 40 anos do Citroën AX”, num conjunto que, segundo o comunicado, reflete “diferentes épocas, filosofias e respostas técnicas às necessidades do seu tempo”.
A programação contempla também as Motor Talks, com entrevistas a figuras históricas e especialistas da área, bem como passeios e concentrações de veículos clássicos. Está igualmente prevista a exibição permanente do “Cinema Jornal dos Clássicos” durante os três dias do evento.
No plano editorial, estão confirmados lançamentos de livros, entre os quais “Edfor – Do sonho à desilusão”, de José Barros Rodrigues, e “Ferrari 1947-1972, 25 Anos de Glória”, obra póstuma de João Carmo Santos, que será apresentada no Salão Motorclássico por José Barros Rodrigues.
Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos com “um desconto de 17% durante um período limitado”.
O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.