Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Fundação Lapa do Lobo apresenta a programação cultural para o mês de janeiro, que integra iniciativas nas áreas da música, do teatro e da criação artística.
Segundo o comunicado enviado às redações, um dos destaques é a segunda edição de Sons d’Inverno, marcada para os dias 16 e 17 de janeiro, no Auditório Maria José Cunha, “este ano dedicada à música instrumental”.
Esta sexta-feira, 16 de janeiro, “Jó Dutra apresenta ao piano o álbum Temas e Devaneios, inspirado nas paisagens e atmosferas invernais da Serra da Lousã, num concerto acompanhado por violino”. No dia seguinte, “no sábado, o auditório recebe novamente os Che Chabón Trio, que regressam à Fundação Lapa do Lobo com novo repertório, reinterpretando o tango através do bandolim, piano e bateria”.
Ainda segundo o comunicado, “ambos os concertos têm início às 21h30, duração de 75 minutos e destinam-se a todos os públicos”.
A programação inclui também teatro dirigido ao público escolar. “No dia 15 de janeiro, a Fundação Lapa do Lobo recebe o espetáculo ‘Onde estavas quando leste o primeiro jornal?’, de Cristóvão Cunha / Ritual de Domingo, dirigido a turmas do 10.º ano”.
A mesma nota acrescenta que, “a partir de arquivos de jornais e revistas e do testemunho de jornalistas, o espetáculo reflete sobre o acesso à informação, a cidadania e o futuro do jornalismo, num formato que inclui conversa com o público após a apresentação”.
No campo educativo, a Fundação acolhe um projeto de criação artística com estudantes. “No âmbito do Alcateia – Projeto Educativo, a Fundação acolhe ao longo de janeiro a criação artística Teatro-Fórum, orientada por Susana Madeira, com alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Nelas”.
O comunicado refere que o trabalho é “inspirado na metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal”, propondo “o palco como espaço de escuta, participação e transformação social”, com apresentações para grupos escolares entre 20 e 23 de janeiro, no Cine-Teatro de Nelas, e “numa apresentação pública a anunciar”.