Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Vouzela recebe, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, o Insitu – Festival de Imagem de Natureza. Segundo o comunicado enviado pelo Município de Vouzela, trata-se de “um evento que reúne fotógrafos e amantes da natureza, afirmando o concelho como um ponto de encontro nacional e internacional da fotografia de natureza e da sensibilização ambiental”.
A abertura oficial está marcada para sexta-feira, dia 6, às 20h45, no Cineteatro João Ribeiro, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, e do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
Na mesma noite decorre “a cerimónia de entrega de prémios do concurso juvenil Insitu, Floema Jovem Fotógrafo do Ano e TotalEnergies Fotógrafo de Natureza do Ano 2026”. O programa inaugural inclui ainda a inauguração da exposição “Porque quem gosta, CUIDA!”, de Nuno Campos, na Rua Comendador Correia de Oliveira, e das exposições “Floema Jovem Fotógrafo do Ano” e “TotalEnergies Fotógrafo de Natureza do Ano 2026”, no Museu Municipal de Vouzela.
No sábado, dia 7, o programa tem início às 7h00 com um passeio fotográfico no Alto de Farves, orientado por Tiago Mateus. Durante a manhã decorrem várias inaugurações de exposições, nomeadamente “Concurso Juvenil Insitu”, em Vouzelar, “Endémico: Répteis Terrestres de Portugal”, na Praça Conselheiro Morais de Carvalho, e “Big Cats & Camera Traps”, de Sascha Fonseca, na Sala Binaural.
A tarde é dedicada a painéis, palestras e mesas-redondas, com intervenções de Hugo Amador, Sílvia Ribeiro, Jaime Culebras e Sascha Fonseca. O dia termina com uma mesa-redonda subordinada ao tema “The Cost Behind an Image” e um jantar convívio na Casa das Ameias – Museu das Portas.
No domingo, dia 8, realizam-se dois passeios fotográficos, às 7h00 no “Circuito da Penoita”, com Daniel Santos, e às 8h00 na “Rota da Água”, com João Ferreira e Nuno Campos. A programação da manhã inclui masterclasses de Jaime Culebras e Sascha Fonseca, bem como a apresentação do livro e documentário “Salamandra Dourada”, de Daniel Santos.
Durante a tarde decorrem várias apresentações, com intervenções de Tiago Mateus, Carlos Pontes, Nuno Cabrita e Jaime Culebras. O encerramento do festival está marcado para as 16h50.
De acordo com o comunicado, o evento é “promovido pela Câmara Municipal de Vouzela” e tem “entrada gratuita”.