Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O número de ninhos de vespa asiática destruídos no concelho de Tondela aumentou em 2025. De acordo com um comunicado enviado pelo Município, “entre janeiro e dezembro de 2025 foram eliminados 910 ninhos, mais 21 do que em período homólogo do ano anterior, após comunicação recebida por parte dos munícipes”.
Segundo a mesma nota, a Câmara Municipal recebeu ainda “mais de uma centena de alertas para situações que acabaram por não se confirmar no local”.
Os dados indicam que os meses com maior número de eliminações foram setembro, com 168 ninhos destruídos, agosto, com 165, outubro, com 135, e dezembro, com 130.
Apesar de a espécie se encontrar “disseminada por todo o território concelhio”, as freguesias com mais intervenções foram Tondela e Nandufe, onde foram eliminados 117 ninhos, Molelos, com 79, e Mouraz e Vila Nova da Rainha, com 78.
No comunicado, “o município e a Proteção Civil Municipal apelam à população que encontre e ou localize ninhos para entrar em contacto com os serviços camarários”. É ainda referido que “quem descobrir ninhos não os deve eliminar, nem utilizar armas de fogo ou qualquer outro instrumento com vista à sua destruição, devendo antes comunicar a sua existência aos serviços camarários”.
A autarquia esclarece que “a eliminação dos ninhos no concelho é efetuada por uma empresa contratada pela Câmara Municipal para o efeito” e que “a exterminação é feita por envenenamento”.