Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
No dia 3 de fevereiro, vai ser oficialmente lançada em Viseu a Rede de Apoio a Cuidadores Informais e às Pessoas Cuidadas “Comunidade Mais Cuidadora”, no âmbito do projeto CLDS 5G Viseu Plural: Itinerários Inclusivos, promovido pelo Município de Viseu e coordenado pelas Obras Sociais de Viseu.
A rede foi apresentada como uma “resposta integrada, articulada e sustentável” para apoiar cuidadores informais e pessoas cuidadas no concelho de Viseu. No comunicado enviado À redação, é referida a existência de “cerca de um milhão de cuidadores informais” em Portugal, muitos dos quais enfrentam “sobrecarga, isolamento e dificuldades no acesso a apoio especializado”.
O lançamento da rede integra uma sessão solene de abertura, seguida de intervenções e uma mesa redonda. O programa confirmado inclui, entre outros momentos, uma intervenção online de Liliana Gonçalves, da Associação Nacional de Cuidadores Informais, a apresentação da rede pelo CLDS 5G Viseu Plural e uma mesa redonda intitulada “O Cuidado em Viseu: Desafios e Oportunidades”.
No mesmo documento, é explicado que a rede “não pretende substituir” respostas já existentes, mas sim “agregar, articular e potenciar os recursos do território”. É ainda referido que “o objetivo desta rede é que nenhum cuidador se sinta sozinho, que todas as pessoas cuidadas tenham acesso a uma rede de suporte próxima, humana e eficaz” e que “este lançamento é o primeiro passo de um compromisso coletivo”.
A rede vai ser estruturada com base em princípios de intervenção como “o respeito pela autonomia, a complementaridade com os serviços públicos, a participação ativa dos cuidadores e a avaliação contínua de impacto”. Entre as respostas previstas, destacam-se apoio psicológico, capacitação, pausas breves do cuidador, encaminhamento social e atividades de socialização.
O evento é aberto a todas as entidades, cuidadores, profissionais e cidadãos interessados, mediante inscrição gratuita obrigatória.
O lançamento assinala o início da rede e dá início a um processo de trabalho conjunto, com vista a envolver formalmente, no futuro, parceiros institucionais, sociais e empresariais.