Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, foi designado para integrar o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, no âmbito da representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), segundo um comunicado enviado pelo município à redação.
De acordo com a nota divulgada, “esta designação assume particular relevância para o concelho de São João da Pesqueira, que detém aproximadamente 20% da área de vinha classificada como Património Mundial pela UNESCO”.
A autarquia indica que “a presença de Manuel Cordeiro neste órgão consultivo reforça o posicionamento de São João da Pesqueira enquanto território de referência no debate nacional e internacional sobre políticas de salvaguarda, valorização e gestão do património cultural”.
No mesmo contexto, o município destaca que “assume igualmente especial importância o património cultural imaterial do Douro, expresso nas tradições vitivinícolas, no saber-fazer associado à vinha e ao vinho, nas práticas comunitárias e nas festividades durienses, elementos fundamentais para a identidade e autenticidade do território”.
A propósito da nomeação, Manuel Cordeiro sublinha que “a integração no Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO é uma responsabilidade acrescida para defender, a partir do território, políticas públicas que respeitem a autenticidade, a vivência e o futuro desta paisagem cultural única”.
O comunicado refere ainda que, para além desta função, “Manuel Cordeiro integra ainda, através da ANMP, o Conselho Geral da FEFAL, o POR Norte e a Comissão de Acompanhamento dos incentivos à leitura de publicações periódicas e incentivos do Estado à Comunicação Social, reforçando a presença ativa do poder local em instâncias estratégicas de decisão e de definição de políticas públicas”.