2_orfeao_viseu
asae
foto Quartel Electrão
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » ASAE apreende em Moimenta da Beira 10 mil litros de óleo vendido como azeite

ASAE apreende em Moimenta da Beira 10 mil litros de óleo vendido como azeite

Durante a ação das auriridades, os suspeitos tentaram ocultar 200 mil euros no meio de silvas

 Viseu: “PSD representa praticamente o mesmo número de votos que o PS”, diz presidente da Concelhia
05.03.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: “PSD representa praticamente o mesmo número de votos que o PS”, diz presidente da Concelhia
05.03.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 ASAE apreende em Moimenta da Beira 10 mil litros de óleo vendido como azeite

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu em Moimenta da Beira entre outros produtos, cerca de 10 mil litros de óleo vendido como azeite, através das redes sociais, e constitui arguidos três suspeitos.

“Foram apreendidos cerca de 10.000 litros de óleo alimentar fraudulentamente rotulado como azeite, bem como milhares de rótulos e material de embalamento com a indicação ‘azeite virgem’, e ainda 340 litros de vinho licoroso sem rótulo e sem registo legal. Foram ainda apreendidas quatro armas de fogo e munições”, descreve a ASAE numa nota de imprensa.

Assim, “foi confirmada a atividade ilícita, visto estar a ser comercializado de forma enganosa óleo alimentar comum, ao invés de azeite”, afirma a ASAE.

Esta apreensão resulta de uma operação, que decorreu nas últimas semanas, “de prevenção criminal no âmbito de uma investigação sobre a venda fraudulenta de produtos alimentares, nos arredores de Moimenta da Beira”, distrito de Viseu.

Com o objetivo de “travar a comercialização de uma substância oleica que estaria a ser vendida como azeite virgem através das redes sociais”.

Assim, a ASAE deu cumprimento a 13 mandados de busca, 10 não domiciliários e três domiciliários em “habitações, armazéns, um estabelecimento comercial e viaturas, bem como à pesquisa digital de equipamentos informáticos e de telecomunicações”.

“Durante a ação, os suspeitos tentaram ocultar em silvas nos terrenos adjacentes 200 mil euros em numerário, alegadamente provenientes da atividade criminosa. No âmbito da investigação, três suspeitos foram constituídos arguidos”, realça.

A ASAE informa que “foram colhidas amostras do óleo alimentar para a realização das competentes análises físico‑químicas e sensoriais, de forma a confirmar a sua composição e avaliar eventuais riscos para a saúde pública”.

Estas análises, especifica, são realizadas no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) e acreditado pela NP EN ISO 17025 pelo Organismo Nacional de Acreditação (IPAC).

A ASAE “alerta os consumidores para estarem atentos a ofertas de azeite com preços abaixo do expectável, que possam induzir em erro e resultar na comercialização de outras substâncias oleicas como azeite”.

A autoridade sublinha que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas atribuições e competências, em todo o território nacional, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

pub
 Viseu: “PSD representa praticamente o mesmo número de votos que o PS”, diz presidente da Concelhia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Viseu: “PSD representa praticamente o mesmo número de votos que o PS”, diz presidente da Concelhia

Notícias relacionadas

Procurar