No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Duas avionetas, contratadas pelos padres e pela Diocese de Viseu, vão fazer no domingo de Páscoa a tradicional visita pascal que este ano devido à pandemia não pode realizar-se nos moldes habituais.
“Há anúncio no ar” é o nome dado à iniciativa que vai decorrer entre as 15h00 e as 19h00 de domingo.
“Neste contexto em que não poderíamos ir a casa das pessoas pôr em prática aquilo que são as visitas pascais habituais, fazer as procissões, decidimos que tínhamos que ir para além das celebrações e chegar ao maior número de pessoas possível”, começa por explicar o padre João Zuzarte, da organização desta atividade, acrescentando que “os padres da diocese e o senhor bispo abraçaram [todos] esta iniciativa”.
“Queremos fazer chegar o anúncio pascal de Cristo ressuscitado, este anúncio de alergia que é próprio deste tempo, ao maior número de pessoas, de famílias, de lares, dentro do território da diocese”, refere.
Uma avioneta vai “para este e a outra para oeste”. No caminho vão ser acompanhados por outras aeronaves. À chegada a cada uma das localidades os sinos da Igreja vão tocar para assinalar o momento e chamar ainda mais a atenção da população.
Segundo João Zuzarte, esta iniciativa é “inédita”, “criativa”, mas também “segura” nos dias de hoje marcado pela pandemia e pelo risco de contágio.
“Cristo ressuscitou, aleluia” é a mensagem que as avionetas vão transportar numa faixa e que poderá ser lida “em terra”.
“É a mensagem que levamos e que os anunciadores pascais levam quando vão a casa das pessoas. É sempre isso que começamos por dizer. Essa mensagem sintetiza tudo aquilo que estamos a viver neste tempo”, conclui.