No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os presidentes das Juntas de Freguesia de Viseu mostram-se consternados e manifestam publicamente o seu pesar pela morte do presidente da Câmara, Almeida Henriques, que foi vítima da Covid-19. Os autarcas usaram as redes sociais para partilhar mensagens e votos de pesar, mas também para destacar o trabalho e obra do antigo deputado e governante.
“Viseu ficou mais pobre. O maldito vírus tirou a vida ao nosso presidente. Um homem bom, um visionário que sentia e respirava Viseu e a sua gente. Um homem de fortes convicções e de visão larga, os seus feitos ficarão para sempre presentes na nossa memória e inspirarão as gerações vindouras. Guardaremos para sempre as suas palavras amigas e encorajadoras. A obra perdurará nos tempos”, escreve a Freguesia de Viseu.
Numa “hora de dor e de luto” a Junta de Abraveses recorda “o autarca, o amigo e o grande Homem que foi” Almeida Henriques.
Já a Freguesia de Bodiosa partilha “com enorme pesar” a notícia do falecimento de Almeida Henriques, falando numa “hora de grande tristeza e sofrimento”.
“Assistimos com muito pesar à partida do nosso amigo e ilustre habitante desta freguesia, o presidente da Câmara Municipal de Viseu. Infelizmente não superou esta batalha contra a doença e deixa-nos de forma inesperada e muito prematura. Almeida Henriques merecia concretizar a seu projeto para Viseu por inteiro e aguardar que o tempo lhe fizesse justiça”, escreve nas redes sociais a Junta do Campo.
“Autarca inteligente e com uma visão moderna, era incansável no desempenho das suas funções, defendendo firmemente as suas convicções, porque sabia muito bem o que era melhor para Viseu, cidade que amava de forma incondicional”, conclui na nota de pesar do executivo da freguesia.
A Junta de Côta salienta que “é com enorme pesar que a freguesia se une neste momento de tristeza”. Também a Junta de Faíl e Vila Chã de Sá “manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento” do autarca, associando-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.
“Consternação” é a palavra escolhida pela Junta de Lordosa para reagir ao desaparecimento de Almeida Henriques, com a autarquia em nome de todos os habitantes da localidade a endereçar “as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos”.
“O executivo da Freguesia de Orgens também partilha do sentimento de pesar de todos os habitantes” da terra pela morte do autarca.
“Hoje é um dia triste para Viseu em virtude do falecimento do nosso grande amigo e autarca Almeida Henriques”, pode ler-se na nota de pesar assinada pela Freguesia de Ranhados, que adianta que este “é um momento de grande tristeza e profunda perda para a sua família e amigos, mas igualmente para a comunidade”.
Por seu lado, a Freguesia de Repeses e São Salvador para além de manifestar “publicamente o seu mais profundo pesar” pela morte de Almeida Henriques, diz que o “desaparecimento tão precoce” do edil deixa “um grande sentimento de consternação”.
A Junta de Ribafeita escreve que ficará “eternamente grata por toda a disponibilidade, atenção e dedicação manifestada à comunidade e, em especial, à freguesia” pelo autarca. “A sua obra ficará para sempre”, acrescenta.
“Que notícia tão triste. Descanse em paz presidente”, pode ler-se nas redes sociais da Freguesia de Santos Evos.
Tanto a Freguesia de Barreiros Cepões como de São João de Lourosa deixam os “sentidos pêsames” à família, amigos de Almeida Henriques, e aos membros da comunidade. Falam num “enorme pesar” e “num profundo sentimento de tristeza e compaixão”.
A Junta de Rio de Loba diz que recebeu a notícia “com profundo pesar” e “apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos mais próximos”.
O executivo da Freguesia de São Pedro de France também quis lamentar o desaparecimento do presidente da Câmara, “associando-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos neste momento difícil”.
“Para a eternidade, fica a amizade, e a saudade de um homem bom que dedicou a sua vida ao seu concelho que tanto amava. Por isso “trocou” a Assembleia da República pela sua cidade em que tanto orgulho tinha”, recorda a autarquia.
Já o executivo da Freguesia de Silgueiros “endereça sentidos pêsames à família enlutada, e ao município de Viseu pela perda do presidente, Almeida Henriques, com quem orgulhosamente” trabalhou “ao longo destes últimos anos em funções autárquicas de serviço público, com afinco, e em prol do desenvolvimento da comunidade”.