No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O vice-presidente nacional do CDS, Paulo Duarte, quer liderar a concelhia de Viseu. O dirigente centrista vai avançar com a candidatura e é, para já, o único candidato. As eleições estão marcadas para este sábado (10 de abril).
Paulo Duarte apresenta-se a votos depois de a anterior direção concelhia, liderada por Carlos Cunha, se ter demitido no ano passado. O CDS vive há vários meses uma crise interna nas estruturas de Viseu que contou com a demissão de vários elementos da comissão política distrital, incluindo o ex-presidente Francisco Mendes da Silva.
Agora, em declarações ao Jornal do Centro, Paulo Duarte diz que decidiu avançar com a candidatura para a concelhia de Viseu porque entende que “havia uma urgência em reavivar o partido”.
“Tenho responsabilidades nacionais e cabe-me também, e nunca reneguei, a responsabilidade de transformar as estruturas do partido num partido mais forte. A concelhia de Viseu estava sem liderança há um longo tempo. No entanto, a comissão política mantinha o quórum e manteve-se um impasse durante um ano em que havia estruturas eleitas, mas não-operacionais”, explica.
Paulo Duarte acrescenta que, como a distrital do CDS marcou novas eleições “para reafirmar estas estruturas”, entendeu “que não podia fugir a essa chamada”. A sua prioridade passa agora por conquistar a liderança da concelhia viseense.
Paulo Duarte garante que o dossiê das autárquicas deste ano só será resolvido depois das eleições internas. “Para já, pretendo ser presidente da concelhia. Depois, os órgãos próprios determinarão a posição nas autárquicas, os candidatos e a mobilização nas várias freguesias. Mas, em primeiro lugar, é preciso começar pela base e criar órgãos próprios que depois determinarão o que o partido irá fazer nas autárquicas”, reafirma o candidato centrista.
Além da Comissão Política Concelhia, o ato eleitoral marcado para sábado irá determinar também quem vai compor a Mesa da Assembleia Concelhia e os cinco delegados de Viseu na Assembleia Distrital.
A direção nacional do CDS determinou que todos os membros com cargos diretivos, como Paulo Duarte, deverão ser candidatos nestas autárquicas. O vice-presidente nacional diz que está disponível para o que o partido necessitar.
Na lista que apresenta a votos, Paulo Duarte conta com Ângelo de Almiro Costa como presidente da Assembleia. Magda Fernandes, David Cardoso do Couto, Rúben Felizardo e Ana Cristina Esteves da Silva estão também na lista que acompanha Paulo Duarte.
Paulo Duarte já tinha concorrido à distrital em 2019, tendo, na altura, perdido para Francisco Mendes da Silva.
O CDS tem assistido à diminuição do seu papel político em Viseu, sobretudo depois da perda do assento parlamentar na Assembleia da República após as legislativas de 2019. Carlos Cunha, que liderou a concelhia centrista, integra agora a lista do PS à Freguesia de Viseu para as autárquicas deste ano.