No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Já tomaram posse os 21 membros eleitos para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Ao todo, tomaram posse dezasseis representantes dos professores e cinco representantes dos estudantes, que vão agora discutir e aprovar, por maioria absoluta e numa reunião própria, a nomeação de nove personalidades externas como representantes da comunidade regional no Conselho Geral.
As listas já começaram a endereçar os convites. O Jornal do Centro sabe que, do lado da lista A, vão ser propostos nomes como Arlindo Cunha, atual presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão; Conceição Azevedo, agora presidente da Câmara de Viseu; Carlos Santiago, presidente da Câmara de Sernancelhe; Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Grão Vasco; Mário Coutinho, vice-presidente da concelhia do PSD de Moimenta da Beira, e o médico Castro Caldas.
Falta saber quais as propostas do lado da lista B, liderada pelo atual presidente do IPV, João Monney Paiva.
Após estar totalmente constituído com 30 membros, o Conselho Geral do IPV irá eleger o futuro presidente do Politécnico para os próximos quatro anos.
Pelos professores, sentam-se agora no Conselho Geral João Vinhas, João Monney Paiva, Cristina Azevedo Gomes, Manuela Ferreira, José Costa, Ana Cardoso, António Monteiro, Cristina Novais, José Bastos, Miguel Mota, Dulcineia Wessel, João Paulo Balula, Ana Branca, Helena Correia, Paulo Costeira e Carlos Albuquerque.
Já os alunos vão ser representados por Bruno Faria, Ana Pinto, Maria Silva, Bruno Gomes e Beatriz Vouga, todos da lista A.
Atualmente, o Conselho Geral do IPV é presidido pelo ex-ministro da Saúde, António Correia de Campos.
A tomada de posse realizou-se depois da eleição decorrida a 17 de março, em que a lista A – encabeçada por quatro dos cinco presidentes das escolas que integram o IPV e também o presidente da Federação Académica de Viseu e dirigentes das associações de estudantes do Politécnico – venceu a votação com 126 votos dos professores e 555 dos alunos, num total de 681 votos.
Já a lista B, encabeçada pelo atual presidente do IPV, João Monney Paiva, foi a lista derrotada no ato eleitoral com apenas 102 votos dos docentes e 81 dos estudantes, num total de 183. Votos que, somados, são quase quatro vezes menos em relação à votação conseguida pela lista A.