No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os alunos do curso de Medicina Dentária da Universidade Católica de Viseu devem ser vacinados contra a Covid-19. Pelo menos, esta é a convicção manifestada pela diretora do curso.
Esta segunda-feira (12 de abril), foi anunciado que a vacinação aos alunos dos cursos de enfermagem irá arrancar daqui a oito dias, no dia 19. A operação deverá decorrer até ao dia 25.
Em declarações ao Jornal do Centro, Marlene Barros diz que os alunos do quarto e quinto anos do curso poderão receber a vacina.
“Desde há 15 dias que foi enviada a informação de que vão ser vacinados os alunos que estão em contexto clínico. Nós temos estudantes do quarto e quinto ano. Portanto, estamos à espera do que o Ministério (do Ensino Superior) vai dizer. Mas tudo indica que sim e que todos os alunos em contexto clínico teriam prioridade para serem vacinados”, afirma.
A vacinação deve abranger cerca de 120 alunos. Manuela Barros admite não saber quando arranca o processo. Ainda assim, a Universidade Católica vai avançar com a testagem para os alunos que regressam às aulas na próxima segunda-feira.
“Sabemos que vamos fazer agora a testagem com os testes rápidos. Independentemente disso (vacinação), todos os alunos têm sido sempre testados”, remata a diretora do curso de Medicina Dentária.
Também o Instituto Piaget de Viseu já está a preparar a realização de testes à Covid-19 quando acontecer a retoma das aulas presenciais, que também está marcada para a próxima segunda-feira.
Professores, funcionários e alunos vão ser todos testados. Paulo Alves, presidente do Instituto Piaget de Viseu, refere que a instituição “aderiu ao programa de testagem da Cruz Vermelha para o ensino superior”.
Os enfermeiros que dão aulas no Piaget de Viseu vão fazer o despiste ao novo coronavírus. Ao todo, vão ser testados 250 alunos e cerca de 50 professores e funcionários.
Paulo Alves garante que está tudo pronto para o regresso físico dos alunos e lembra que o Instituto Piaget já implementou novas medidas de segurança.
“Vai ser reforçado o distanciamento interno, nomeadamente no desfasamento dos horários. Foram adquiridos materiais de higienização. Vamos recorrer a todo o apoio que nos é disponibilizado, nomeadamente plataformas informáticas, no reajuste que estamos a fazer”, disse.