Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Um bebé nasceu no interior de uma ambulância no IP3, junto ao nó de Tondela, com dois jovens bombeiros de Santa Comba Dão a fazerem o parto. A situação ocorreu no passado domingo (11 de abril).
O parto, feito a uma mulher com cerca de 32 anos, contou com o apoio do Suporte Imediato de Vida. O alerta foi dado às 19h56 e a operação foi concluída por volta das 20h30.
Ao Jornal do Centro, a bombeira Telma Coelho conta que tiveram de encostar junto à estrada para proceder ao parto.
“Íamos no IP3, eu ia como motorista, e tivemos de encostar, com o apoio da ambulância do Suporte Imediato de Vida e um enfermeiro. Quando se deu o parto eminente, foi muito stressante seguir todos os procedimentos que somos obrigados a saber”, explica.
Ainda assim, a operacional admite que viveu uma experiência “magnífica”. “Foi extremamente gratificante e acho que não poderia ter sido de outra forma. E foi fantástico também saber que a mãe e o bebé estavam bem e sem qualquer risco”, sublinha.
O colega André Lopes acrescenta que a mãe começou a entrar em parto quando ainda estavam a cerca de 25 minutos do Hospital de Viseu. “Na chegada a casa, pudemos verificar que a mãe estava em risco eminente de entrar em parto. Ao passar no nó de Tondela e ainda a cerca de 25 minutos do Hospital de Viseu, aconteceu mesmo”, explica.
Apesar do stress do parto, o bombeiro frisa que o nascimento “decorreu em poucos minutos” e “acabou por correr bem”. “O sentimento foi de felicidade”, afirma.
Após esta situação que a mãe também não contava, ela decidiu chamar o bebé de Salvador.