5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Empresários do turismo reclamam do Plano de Recuperação e Resiliência

Empresários do turismo reclamam do Plano de Recuperação e Resiliência

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Empresários do turismo reclamam do Plano de Recuperação e Resiliência

A Associação de Hotelaria e Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lamenta que o setor do turismo não esteja mais contemplado no Plano de Recuperação e Resiliência, que foi apresentado recentemente pelo Governo e já entregue à Comissão Europeia.

Portugal deverá receber 16.643 milhões de euros de fundos europeus para tentar recuperar a economia no período pós-pandemia. No entanto, o presidente da delegação de Viseu e vice-presidente nacional da AHRESP, Jorge Loureiro, diz que o PRR devia ter apoios para o turismo.

“Achávamos muito pertinente que este setor tão relevante pudesse ter uma visão de investimento. Por isso, fizemos sair uma preocupação relativamente à versão que foi entregue à União Europeia do documento que está agora fechado para os próximos anos na perspetiva de desenvolvimento e investimento em que o turismo volta a estar quase esquecido. Tem uma referência aqui e acolá, mas não há uma visão conjunta”, afirma.

Jorge Loureiro assegura que a AHRESP apresentou propostas concretas para que o setor do turismo renasça com o Plano de Recuperação e Resiliência, mas que “não vimos realmente acolhidas na versão final” quando se fala de uma “oportunidade de ouro” que o país não pode perder.

“São questões que são transversais a outras atividades, como a qualificação dos recursos humanos, a revitalização e a estruturação do produto que o país, pelas suas caraterísticas, tem. A questão da coesão no turismo é também fundamental”, acrescenta o empresário.

A AHRESP defende que a resiliência que o turismo demonstrou em vários momentos de crise “exige uma nova abordagem estratégica que lhe permita recuperar da crise atual, de forma a estimular uma recuperação mais ampla e célere da economia nacional” e recorda que este setor era, até ao início da pandemia, “a maior atividade económica exportadora do país”.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar