universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Cineteatro de S. João da Pesqueira recebe convenção de cidadania

Cineteatro de S. João da Pesqueira recebe convenção de cidadania

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
27.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
27.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cineteatro de S. João da Pesqueira recebe convenção de cidadania

O Cineteatro de São João da Pesqueira vai receber, esta sexta-feira e sábado (30 de abril e 1 de maio), uma convenção nacional que visa debater a cidadania e a sociedade civil.

A iniciativa, intitulada de Convenção Nacional Mais Cidadania, vai contar com três painéis: “A Sociedade Civil no Futuro de Portugal”, “A Cidadania no Poder Local” e “Cidadania Lusófona – Portugal e o Mundo”.

A convenção é organizada por uma multiplicidade de entidades, incluindo os movimentos de cidadãos Civitates, Democracia 21 e Movimento de Cidadania Independente Mais, assim como a Associação de Jovens Empresários da União Europeia e o Arte Institute.

Os oradores incluem o presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, bem como Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto; Álvaro Beleza, presidente da associação SEDES; José Manuel Silva, vereador independente na Câmara de Coimbra; Renato Epifánio, presidente do Movimento Internacional Lusófono, e Hélder Vaz Lopes, embaixador da Guiné-Bissau.

Também irão participar outras figuras como Paulo de Morais, Joaquim Afonso, Luís Vidigal, Bernardo Theotónio-Pereira e Ana Ventura Miranda.

Com esta convenção, os organizadores querem criar “um movimento de mobilização da cidadania à volta das causas essenciais ao desenvolvimento do País, convocando para a política e para a causa pública uma parte cada vez mais significativa de cidadãos que não se reveem na partidocracia vigente”, entendendo que Portugal “continua a apresentar níveis de participação cívica frágeis e insuficientes, encontrando-se o espaço de discussão e decisão políticas nas mãos quase exclusivas dos partidos políticos”.

“Sem prejuízo das competências e responsabilidades próprias que competem aos partidos políticos no seio da nossa democracia, a participação dos cidadãos no processo de debate, discussão e enformação das decisões políticas revela-se da maior importância, defendendo causas e valores que atravessam transversalmente a sociedade portuguesa, desbloqueando trincheiras ideológicas, criando pontes e consensos entre partidos políticos, combatendo os maniqueísmos partidários e contribuindo para a formação de consensos absolutamente necessários ao nosso desenvolvimento”, acrescentam os organizadores.

Além da convenção, haverá ainda um programa cultural que decorrerá a 1 de maio entre as 10h00 e as 17h00, com visitas guiadas ao Museu do Vinho e ao centro histórico de São João da Pesqueira e uma visita livre ao Miradouro de São Salvador do Mundo.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar