No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão apresentaram, no 25 de abril, as suas duas novas viaturas que vão ficar ao serviço da corporação.
Além de um veículo urbano de combate a incêndios, destinado ao combate a incêndios urbanos e industriais e ao desenvolvimento de operações de salvamento e desencarceramento, a corporação recebeu também uma nova ambulância de socorro que irá reforçar a capacidade de resposta a situações de emergência pré-hospitalar.
A aquisição do veículo urbano foi financiada pelo empresário Jorge Mendes, que comparticipou metade da compra. Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e a Câmara apoiaram com 30 mil euros cada, além de apoios de empresas e da sociedade civil.
A cerimónia de apresentação contou com a presença dos elementos do comando dos Bombeiros e de diversos autarcas, incluindo o presidente da Câmara, Leonel Gouveia. Este e também o presidente da Associação Humanitária, Rui Branquinho, falaram de um “sonho tornado realidade”.
Segundo Rui Branquinho, foram reunidos cerca de 165 mil euros para que a corporação tenha mais “meios para um melhor serviço à população”. Dado o aumento de atividades e serviços, o presidente da Direção dos Bombeiros apresentou duas possíveis vias para o futuro da corporação: a municipalização ou a realização de outros protocolos com a autarquia, “que permita uma resposta cada vez mais ampla e adequada às solicitações das populações”.
Já Leonel Gouveia reiterou que a entrega das viaturas foi a concretização de um sonho antigo dos Bombeiros, afirmando que “estão hoje mais aptos e mais equipados para socorrer-nos se houver necessidade nisso” e que, com este novo reforço, a corporação é “uma referência a nível regional e nacional”.
O presidente da Câmara garantiu ainda que o município mantém-se disponível para apoiar os Voluntários, “de modo a que nós nos sintamos mais seguros e que a segurança dos santacombadenses esteja em boas mãos”.