No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Tarouca já acionou o seu plano de combate à vespa da galha do castanheiro. A autarquia informou, em comunicado, que no âmbito do protocolo Biovespa, iniciou esta semana uma nova fase de combate com três largadas de insetos parasitoides Torymus sinensis, capazes de exterminar a praga.
“Durante os próximos dias serão efetuadas novas largadas, estrategicamente realizadas em locais onde existe continuidade de povoamento de castanheiros e maior produção de castanha”, esclarece o executivo presidido por Valdemar Pereira.
O vereador do Ambiente na Câmara, José Damião Melo, refere que, desde 2017, “foram já realizadas cerca de quatro dezenas de largadas no concelho de Tarouca, com o objetivo de combater a vespa da galha do castanheiro, uma praga que representa uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e castinçais”. Todas as largadas são monitorizadas por técnicos especializados.
A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore e reduz o crescimento dos ramos e o desenvolvimento dos frutos, incluindo castanhas.