5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Mentores ‘em Ação’ para receber novos estudantes no Politécnico de Viseu

Mentores ‘em Ação’ para receber novos estudantes no Politécnico de Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.05.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.05.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mentores ‘em Ação’ para receber novos estudantes no Politécnico de Viseu

A passagem para o ensino superior pode parecer demasiado íngreme para quem conhece uma nova cidade. Rostos desconhecidos, ruas labirínticas e situações improváveis são autênticas rasteiras para alguns dos estudantes recém chegados. Para isso, há projetos de intervenção e de promoção da inclusão dos novos alunos, independentemente das suas características individuais. Tudo para prevenir momentos de discriminação, racismo, xenofobia, solidão e até abandono académico. O objetivo? Alcançar um dinâmica intercultural saudável e “Promover um ensino superior cada vez mais inclusivo e preocupado com a diversidade com os problemas interculturais que vão chegando ao nosso Instituto”, lançou a docente Paula Santos, uma das responsáveis do projeto Mentores em Ação, quando lhe perguntámos o principal objetivo da equipa.

Não tardou até a conversa se desviar ao que realmente nos interessava: se estão em ação para receber os novos alunos do próximo ano letivo e Paula Santos nem hesitou: “A partir de setembro, vão ser calendarizadas um conjunto de iniciativas e atividades nas cinco unidades orgânicas do politécnico para integrar, desde o momento da matrícula, todos os estudantes que cheguem à nossa instituição”.

No início de uma nova fase, como é o ingresso no ensino superior, há sempre estudantes que têm uma maior dificuldade em adaptar-se. “Muitas vezes, têm dificuldades em encontrar alojamento, em compreender as dinâmicas da própria instituição, em saber como realizar um conjunto de procedimentos internos e burocráticos, administrativas e até na área pedagógica”, adiantou a responsável, frisando que é nestes momentos “que devemos atuar”.

Assim sendo, resta-lhes angariar o máximo de voluntários possível, até 14 de maio, “que já pertencem à nossa academia porque são eles que vão fazer a maioria das atividades porque consideramos que o acolhimento e a integração deve começar pelos próprios colegas”, acrescentou, garantido que todos os mentores do projeto vão estar em alerta para qualquer situação de exclusão, isolamento ou abandono.

Para já, os Mentores em Ação têm o primeiro dia programado com o acompanhamento dos novos alunos no ato da matrícula, incluindo o fornecimento de informações sobre as possibilidades de alojamento nas cidades de Viseu e de Lamego.

Vão chamar-lhe Dia do Acolhimento. E as iniciativas? “visita à própria cidade, fazer alguns pequenos convívios devidamente separados, vamos ter mensagens dos órgãos e vamos demonstrar que, independentemente da origem, raça, rostos de cada estudante, que é possível conseguirmos termos um ambiente intercultural que consiga motivar os próprios estudantes”, assinalou, admitindo que, a partir daí, cada unidade orgânica tem autonomia para criar as suas próprias atividades de acolhimento e integração.

Sem se querer comprometer, Paula Santos acredita que o projeto vai conseguir angariar cerca de 500 voluntários. Ainda assim, não é certo até porque as inscrições terminam na próxima sexta-feira (14 de maio). “Embora estejamos a prever, dada a adesão que tem havido nestes primeiros dias de divulgação do projeto, têm demonstrado uma grande motivação para aderir e ser os mentores dos que vêm no próximo ano letivo”, rematou, entre breves sorrisos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar