No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O concelho de Lamego tem a mais alta taxa de incidência de Covid-19 no distrito de Viseu. A informação foi revelada no boletim desta sexta-feira (7 de maio) da Direção-Geral da Saúde.
De acordo com a DGS, Lamego tem nesta altura uma incidência de 281 casos por 100 mil habitantes. O concelho está entre os municípios que estão sob alerta, juntamente com Santa Comba Dão.
A seguir, está Resende, com 237 casos por 100 mil pessoas. Este concelho ainda não vai avançar no desconfinamento de acordo com as decisões tomadas quinta-feira (dia 6) pelo Governo.
Abaixo dos 180 casos por 100 mil habitantes, estão Santa Comba Dão (163 casos), Carregal do Sal (140), Cinfães (110) e Moimenta da Beira (103).
Os restantes concelhos da região estão praticamente sob baixo risco de contágio.
A nível nacional, Portugal tem 36 concelhos com incidência do novo coronavírus superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos cinco em relação ao boletim anterior divulgado há uma semana. Não existem concelhos em risco muito elevado, ou seja, com incidência a 14 dias superior a 960 casos por 100 mil habitantes.
Entretanto, as medidas decididas na quinta-feira pelo Governo entraram esta sexta-feira em vigor.
A resolução do Conselho de Ministros que atualiza as medidas para os concelhos com maior incidência de Covid-19, decididas na reunião do Conselho de Ministros, foi publicado em Diário da República já na noite de quinta-feira, estabelecendo que as regras entram em vigor no dia seguinte.
Os municípios de Carregal do Sal e de Resende continuam na segunda fase do plano de desconfinamento do Governo, sem avançar para a fase seguinte. A região Centro tem um índice médio de transmissibilidade de 0,95.
Em Carregal do Sal e Resende, mantêm-se as regras que entraram em vigor a 5 de abril, incluindo a abertura das lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua e das feiras e mercados não-alimentares, bem como as esplanadas com lotação máxima de quatro pessoas por mesa e a sua abertura até às 22h30 durante a semana e até às 13h00 aos fins de semana.
Apenas será permitida a prática de modalidades desportivas consideradas de baixo risco e da atividade física ao ar livre até quatro pessoas. Os ginásios continuam abertos sem aulas de grupo. Continuam a funcionar os equipamentos sociais na área da deficiência.