No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O primeiro e único autoteste à Covid-19 feito em Portugal foi elaborado por uma empresa de Oliveira de Frades.
A Pantest lançou o autoteste no mercado há cerca de uma semana. Em comunicado, a empresa diz que o produto já obteve uma elevada procura, motivando a intensificação da produção e também o aumento da capacidade para garantir a distribuição e reposição de stocks em todo o país.
A Pantest fez um protocolo com a distribuidora Biojam, assegurando a distribuição do autoteste rápido à Covid-19 em Portugal. O teste pode ser adquirido por qualquer pessoa com mais de 18 anos, podendo ser utilizado usando as fossas nasais e vendido em kits individuais com a informação exigida pelas autoridades de saúde.
O autoteste da Pantest tem “elevados níveis de fiabilidade, acima do desempenho mínimo que é estipulado para os autotestes pelas autoridades nacionais”, lê-se em comunicado, com 93,3 por cento de sensibilidade e 99,2 por cento de especificidade.
A empresa de Oliveira de Frades acrescenta que cada embalagem do autoteste apresenta um QR Code para facilitar o processo de diagnóstico e remete a pessoa para um vídeo explicativo com instruções para que o teste seja facilmente usado.
A diretora da Pantest, Catarina Almeida, frisa que “além da qualidade do próprio teste, uma das nossas preocupações é assegurar que o consumidor terá acesso a toda a informação, de modo a que o processo de autodiagnóstico seja realizado da forma mais correta e segura”.
As empresas responsáveis pelo teste disponibilizam um serviço de apoio prestado via WhatsApp, através do qual é possível colocar dúvidas, pedir apoio adicional e enviar fotos dos testes.
Fundada em 2014, a Pantest é o primeiro laboratório português licenciado pelo Infarmed para o fabrico de testes rápidos por imunocromatografia.