No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O concelho de Lamego, no norte do distrito de Viseu, na última sexta-feira (11 de junho) foi afetado pelo mau tempo, que provocou inundações e estragos em habitações, confirmou ao Jornal do Centro fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Segundo a mesma fonte, a chuva forte acompanhada de granizo fez-se sentir a partir das 19h00. Em toda a região de Viseu, o de concelho Lamego foi o mais afetado com 26 ocorrências registadas.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, garante que a autarquia está no terreno “a desenvolver todas as diligencias para minimizar os gravíssimos prejuízos sofridos pelos agricultores, nomeadamente nos pomares e nas vinhas”, com o apoio da diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Ainda assim, “segunda-feira (14 de junho) será efetuado um levantamento muito exaustivo com os técnicos da Direção Regional”, acrescentou.
A cidade também não escapou à tempestade, registando um “elevado número de sinistros”. “De facto, foi uma intempérie muito intensa, ainda que num curto espaço de tempo, provocou um alagamento muito significativo em algumas zonas da cidade, com danos também em habitações particulares e alguma obstrução de vias que foram prontamente repostas e reparadas”, explicou, adiantando que, neste momento, “ainda estamos a proceder à limpeza da cidade que ainda tem sinais bem evidentes do enorme temporal que se fez sentir”.
Também o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Nuno Carvalho, confirmou que se registaram um grande número de ocorrências, principalmente de inundações. “Foi um grande temporal, também houve danos em algumas habitações, inundações, estruturas”, referiu.
Uma “precipitação anormal” provocou perto de 26 ocorrências no concelho de Lamego.