No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Estações metereológicas, equipamento de proteção individual, pinga-lumes e mochilas, entre outro material, foi esta manhã de segunda-feira entregue aos técnicos de fogo controlado da área de influência da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Nos últimos meses, a CIM, ao abrigo do projeto LIFE Landscape Fire – Novas Metodologias para Prevenção de Incêndios Florestais, tem desenvolvido ações de capacitação de 25 técnicos de Fogo Controlado e de 75 operacionais de Queima, provenientes de diversas estruturas da região Viseu Dão Lafões.
“Ao capacitar e equipar técnicos no uso de fogo controlado, a CIM Viseu Dão Lafões mostra, não só, o seu compromisso no esforço, que deve ser de todos, para a defesa da floresta; mas também, a sua forte aposta no desenvolvimento económico e social dos espaços rurais e no reforço da resiliência do território”, sublinhou, na cerimónia de entrega, Rogério Abrantes, presidente da CIM .
Já o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, também presente, destacou o papel ativo da CIM na prevenção e valorização da florestra. “Há um País que precisa de ser olhado de uma perspetiva dos incêndios rurais, é isso que estamos a fazer. A CIM Viseu Dão Lafões tem sido das comunidades intermunicipais mais interventivas na área dos incêndios rurais e na defesa da floresta, a aprovação do Projeto Life é um reconhecimento, por parte das entidades europeias, do bom trabalho que tem sido desenvolvido neste território”, realçou.
Nesta cerimónia foi ainda celebrado, entre a CIM Viseu Dã?o Lafões e a GNR , um protocolo de capacitação de recursos humanos no âmbito do uso do fogo controlado.