João Azevedo PS
Estadio_2 mangualde
en222 são joão da pesqueira
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Livro sobre doenças psiquiátricas escrito por médicos do hospital de Viseu

Livro sobre doenças psiquiátricas escrito por médicos do hospital de Viseu

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
07.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
07.07.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Livro sobre doenças psiquiátricas escrito por médicos do hospital de Viseu

“Ornitorrincos Psiquiátricos” é o título do livro lançado recentemente pelo serviço de psiquiatria do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).
Escrito por nove médicos internos e nove especialistas, todos do hospital de Viseu, a obra reúne um conjunto de doenças atípicas, à semelhança do animal – ornitorrinco – que deu o nome à obra.

A ideia do livro é de David Teixeira, um dos médicos internos, que numa noite de insónia e em muito motivado por um episódio que aconteceu durante a urgência, decidiu avançar com esta “loucura controlada”.

“Num noite de insónia tive a ideia deste livro. Mas porquê um título tão invulgar? Inspirando-se nas idiossincrasias do ornitorrinco, que como nós sabemos é um animal raro, heterogéneo e que desafiou sozinho todo o sistema classificativo de Lineu, o livro descreve doenças que são atípicas, quer seja pela sua heterogeneidade, quer pela frequência incomum”, destaca.

David Teixeira é um dos coordenadores da obra e acredita que a paixão pela poesia o ajudou a avançar com a ideia, sublinhado que o livro “reúne de forma sucinta e prática um conjunto de entidades que não se encontravam vertidas num livro em língua portuguesa”, o que leva os autores a considerarem-no como “importante no plano editorial psiquiátrico nacional”.

Segundo David Teixeira, o livro é uma boa ajuda para médicos internos de psiquiatria em formação, médicos especialistas e até para profissionais de saúde de outras áreas.

Por decisão de todos os autores, os direitos do livro vão reverter para o CHTV, como destacou durante a apresentação da obra Nuno Pessoa Gil, médico especialista e coordenador do livro a par de David Teixeira.

“Todos os autores abdicaram dos respetivos direitos em favor do CHTV. Na altura [início de 2020] o objetivo era, dentro daquilo que eram as nossas capacidades e limitações, ajudar o hospital a adquirir mais equipamento de proteção individual. Admitindo eu que nas atuais circunstâncias esta necessidade poderá ser ultrapassada por outras, fica para a administração a decisão de que destino dar a essa verba”, disse.

Na apresentação do livro esteve também presente Eduardo Melo, diretor clínico do Centro Hospital Tondela Viseu, que destacou a importância desta obra.

“É um motivo de orgulho para o Hospital, para o serviço de psiquiatria. É que como descrevem os autores, é uma manifestação de identidade do serviço e de que um serviço periférico, não académico e não ligado ao ensino, também tem um papel a desempenhar na divulgação da ciência e na promoção das boas-práticas e no desenvolvimento formativo dos seus profissionais”, destacou.

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Outras notícias

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Notícias relacionadas

Procurar