No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), que integra cerca de 80 municípios espanhóis e portugueses, reuniu-se em Armamar, em assembleia geral, para apresentar o projeto Bigdata 4Rivers.
Os rios são um dos recursos mais importantes que atravessam a Europa, responsáveis pelos diversos ecossistemas naturais e são a principal fonte de água utilizada pela população e pelas atividades populacionais. Para Artur Nunes, Presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) e Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, esta é uma das principais razões para apresentarem “um projeto de monitorização da água, da qualidade da água e das potenciais da água”.
A água é um recurso extremamente importante e escasso, por isso mesmo é uma das principais preocupações das autoridades locais, regionais, nacionais e até mesmo europeias. Em declarações prestadas ao Jornal do Centro, João Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Armamar, alega que “aquilo que falta fazer não só no rio Douro, mas não na maior parte dos rios da Europa, é um controlo efetivo da qualidade das águas. Quando falamos de um de um Rio com a extensão do rio Douro percebemos que há várias faixas do Rio que é preciso monitorizar e perceber a qualidade da água na sua captação, na origem e não à posteriori.”
O projeto BigData 4Rivers visa avançar na implementação das diretivas de água, propondo a promoção de uma gestão inteligente da água.
Constituída em 1994, a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) assume-se como uma entidade de cooperação luso-espanhola em torno de compromissos de desenvolvimento territorial sustentável, tendo como base de atuação comum a mancha territorial servida pelo leito do rio Douro.