ARQUIVO_Diabetes_Movimento
ipg
Meia Maratona Viseu
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Lifestyle » O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos

O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos

pub
 O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos - Jornal do Centro
30.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos - Jornal do Centro
30.07.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos - Jornal do Centro

O impacto psicológico da pandemia COVID-19 tem sido amplamente debatido nos diversos meios de comunicação social, bem como por diversos especialistas das áreas da saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou recentemente que os confinamentos e os impactos na saúde e na economia da pandemia terão um “impacto prolongado” na saúde mental mundial.
Em maio e junho do presente ano letivo, o grupo de psicólogos do Observatório do Bem-estar realizou um segundo questionário sobre o Bem-Estar em Tempo de Pandemia aplicado a 1865 alunos do 1º ciclo ao ensino secundário pertencentes a 13 escolas/agrupamentos do concelho de Viseu. Os resultados preliminares da investigação foram comparados aos dados obtidos no 1º questionário realizado em 2020, no fim do primeiro confinamento. Assim, pudemos constatar que os indicadores de stress diminuíram no 1º e 2º ciclo e aumentaram nos restantes dois ciclos que os indicadores de ansiedade e depressão registam um acentuado aumento em todos os níveis de escolaridade, particularmente no 3º ciclo e secundário.
Entre as recomendações da OMS estão o reforço dos serviços de saúde mental, a melhoria do acesso aos cuidados por via digital e o aumento dos serviços de apoio psicológico nas escolas. Consideramos fundamental que, nas escolas, se preste especial atenção à forte influência do ambiente disciplinar e do absentismo na resiliência dos alunos; que se criem parcerias locais para alargar a quantidade e a variedade de experiências; que se realize uma monitorização e partilha com as famílias e os próprios alunos sobre o seu progresso comportamental se inclua nos currículos a promoção do autocontrolo, do autoconhecimento, do respeito e do trabalho colaborativo.

Grupo de Psicólogos Educacionais do concelho de Viseu.

pub
 O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 O impacto da pandemia na saúde psicológica dos nossos alunos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar