5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Solo da antiga Companhia dos Fornos Elétricos por descontaminar

Solo da antiga Companhia dos Fornos Elétricos por descontaminar

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.08.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Solo da antiga Companhia dos Fornos Elétricos por descontaminar

As instalações da antiga Companhia dos Fornos Elétricos em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, não foram devidamente descontaminadas, como tinha sido ordenado pelas autoridades.

A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro tinha obrigado a Caixa Geral de Depósitos, dona do antigo complexo industrial, a limpar o espaço, mas o trabalho não terá sido realizado na sua totalidade.

O problema foi detetado quando uma empresa se queria instalar nos terrenos da antiga companhia. O presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, diz que foi essa firma que detetou que no solo existiam “níveis de contaminação incompatíveis com a possibilidade de ser traçada uma declaração de impacte ambiental”, que é “essencial para o início da sua atividade”.

“As instalações dos Fornos Elétricos têm valores acima do recomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente de arsénio, cádmio, chumbo, cobre, zinco e, eventualmente, cianetos. E ainda não foram feitas análises aos hidrocarbonetos”, afirma, acrescentando que este é um material cancerígeno.

Borges da Silva diz que foi apanhado de surpresa com a situação nos terrenos dos Fornos Elétricos, mas garante que já pediu a intervenção da CCDR Centro, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da própria Caixa Geral de Depósitos.

“Demos imediatamente conhecimento à APA e à CCDR e estamos em contacto com a Caixa Geral de Depósitos, a APA e o Ministério do Ambiente no sentido de arranjarmos uma solução para a descontaminação dos solos, sem a qual é impossível a utilização humana, industrial ou de qualquer outra natureza”, acrescenta.

O presidente da Câmara exige, por isso, a realização de um estudo completo de descontaminação dos antigos Fornos Elétricos. Os terrenos têm uma área de 13 hectares e contam com uma linha de caminho de ferro privativa.

Numa resposta ao Jornal do Centro, a CCDRC diz que os resíduos perigosos já foram removidos para um “destino autorizado” após uma ordem administrativa que emitiu.

“Os resíduos perigosos existentes nas instalações estavam armazenados em armazéns com cobertura e pavimento pelo que não existem solos contaminados resultantes destes resíduos”, acrescentou a CCDR Centro, que informou a Câmara de Nelas do término dos trabalhos de remoção a 6 de fevereiro. Desde então, não houve “qualquer requerimento por parte daquela edilidade”.

Já a APA afirma que foi contactada pela autarquia de Nelas para “dar a conhecer” os resultados do estudo de descontaminação e também o “interesse de particulares” na compra dos terrenos dos Fornos Elétricos.

A agência salienta ainda que não lhe compete avaliar a contaminação do solo e atuar em conformidade, sendo essa uma responsabilidade do proprietário dos terrenos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar