Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No Bairro de Santo Estevão, em Viseu, há quem se queixe da “pouca frequência” com que se recolhe os resíduos urbanos. Fala-se em contentores “a abarrotar” e lixo, incluindo carne, espalhado pelo chão. Ao Jornal do Centro, Carla Figueiredo, uma das moradoras, garante que o descontentamento é geral e pede uma maior frequência na recolha de resíduos.
“Quando o contentor do lixo doméstico está vazio mete-se dentro do contentor e o problema acaba aí. Mas, quando o contentor está cheio mete-se ao lado do contentor e chegam cães, rasgam os sacos e começam a comer ali os restos”, explicou a moradora.
Queixas que se estendem diariamente até porque, segundo Carla Figueiredo, “os contentores enchem-se num único dia e é isto constantemente”. Assim, no seu entender, “têm que vir recolher o lixo muito mais vezes, principalmente o doméstico”.
Contactados pelo Jornal do Centro, o Planalto Beirão e a Câmara de Viseu adiaram esclarecimentos para mais tarde.
Na passada sexta-feira (8 de outubro), o bairro viu inaugurar o, uma iniciativa que, numa fase inicial, irá abranger 600 famílias e que tem como ideia premiar quem mais recicla e reduzir custos no tratamento de resíduos.