No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A freguesia do Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva, já tem uma unidade local de Proteção Civil. O novo serviço entrou em funcionamento na última segunda-feira (1 de novembro).
A unidade surge no seguimento da constituição de um grupo de voluntários ligado à Proteção Civil na localidade há quatro anos.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Junta do Touro, Mário Morgado, frisa que a Proteção Civil sempre foi uma preocupação na freguesia.
O autarca revela que, há quatro anos, chegou a ser ponderada a criação da unidade, mas tal “não era ainda possível”.
“Avançámos com um grupo de voluntários que me ajudavam e aconselhavam a identificar pontos estratégicos ou de perigosidade e medidas que haveríamos de adotar para que estivéssemos preparados em caso de alguma catástrofe natural ou outro tipo de ocorrências”, explicou.
Mário Morgado acrescentou que a nova unidade local representa agora “o culminar deste trabalho de quatro anos”. “O objetivo é termos mais meios, podermos ter oficialmente um grupo que trabalhe e seja reconhecido pelo Estado e, assim, conseguirmos ter mais recursos para podermos continuar a fazer o nosso trabalho no âmbito da Proteção Civil”, afirmou.
Segundo o presidente da Junta do Touro, a nova unidade é constituída por seis bombeiros da freguesia e dois coordenadores.
“O grupo é composto por seis membros da freguesia que são bombeiros voluntários e que nos ajudam nas nossas atividades. Quando há atividades como caminhadas, eles estão presentes para auxiliar. Depois temos dois coordenadores, o Bruno Marques e o Paulo Ribeiro, que nos ajudam na identificação dos problemas e na procura das soluções”, explica Mário Morgado.
A unidade da Proteção Civil do Touro é a primeira a ser criada no concelho de Vila Nova de Paiva.