No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Junta de Freguesia de Viseu quer acabar com os grafittis que são feitos de forma livre na cidade, muitas vezes em locais menos próprios.
A autarquia já reuniu com dois artistas de rua por causa deste problema. O presidente da Junta, Diamantino Santos, lamenta que muitos trabalhos acabem por destruir património diverso espalhado pela cidade.
Em declarações ao Jornal do Centro, o autarca fala de uma situação preocupante “porque não achamos que esta seja uma imagem consentânea com a imagem que a cidade tem”.
“Nesse sentido, apelámos aos artistas de rua que viessem ter connosco no sentido de tentarmos organizar melhor esta arte urbana. Há trabalhos interessantes e trabalhos que não são nada interessantes e que, antes pelo contrário, sujam e estragam o património público e privado”, sustenta.
Segundo Diamantino Santos, o objetivo passa essencialmente por organizar a arte urbana em Viseu. Por isso, a Junta de Freguesia quer criar em parceria com a Câmara Municipal uma série de espaços próprios onde os artistas de rua podem trabalhar na sua arte.
A Junta vai ainda autorizar a realização de trabalhos de arte urbana em locais da cidade.
“Com eles (artistas), queremos encontrar espaços para poderem fazer arte urbana. Queremos espaços onde surgem trabalhos particulares com a paisagem natural e outros onde os artistas tenham disponibilidade para fazerem e transmitirem a sua mensagem”, acrescenta o autarca.
O presidente da Junta frisa que o trabalho poderá ser feito, por um lado, de uma forma mais duradoura e articulada em locais públicos e naturais como jardins e, por outro lado, noutros espaços “onde os artistas possam, permanentemente e periodicamente, transmitir as suas mensagens e a sua arte”.
Ainda segundo Diamantino Santos, os artistas de rua apontaram já sítios onde esses trabalhos poderão ser feitos, como o polidesportivo de Marzovelos e a zona da Feira Semanal. Locais esses que a Junta de Freguesia concordou.