No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O II Festival da Abóbora, em Moimenta da Beira, premiou este sábado (21 de novembro) várias abóboras pelas suas características (únicas). Ao todo, houve 17 candidaturas.
Os participantes competiram pelo “vegetal mais pesado, maior e mais original”. Segundo a autarquia, “os prémios foram atribuídos: a mais pesada tinha 60 quilos, a maior tinha 1,10m, ambas vindas do Arcozelo, da família Dimas, Flávia e Georgina”.
Já para a “mais original”, “a organização fez uma seleção aleatória de um pequeno grupo”, de onde saíram “duas, unidas em forma de flor, como duas gémeas siamesas, que deram o prémio de originalidade a Rosária Almeida, de Aldeia de Nacomba”, pode ler-se na nota.
O festival também meteu as escolas do concelho em competição. “O II Concurso d´Abobrinha Ecológica apelou às turmas e escolas para fazerem ou decorarem abóboras com material reciclado”.
O primeiro prémio – a mais criativa – foi para a Santa Casa da Misericórdia, o segundo – a mais ecológica – para a AMAI. A Escola Básica de Moimenta da Beira recebeu um prémio de participação.
No concurso estiveram presentes o presidente da Câmara, Paulo Figueiredo, o vice-presidente, António Caiado e os vereadores Mónica Gertrudes e Hugo Bondoso.
O Grupo de Cantares do município também marcou presença e, mais tarde, fez-se o magusto, com as castanhas oferecidas pela União de Freguesias de Peva e Segões.