No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Escola Profissional de Vouzela recebeu ontem (24 de novembro) um compostor doméstico da Câmara Municipal e da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
Este foi o primeiro dos 19 compostores que foram atribuídos à autarquia pelo Planalto Beirão, com o objetivo de reciclar matéria orgânica como folhas, hortaliças, restos de folhas e mesmo restos de fruta e transformá-la em fertilizante natural para o solo.
O Planalto Beirão avançou com a entrega após ter visto aprovado uma candidatura ao programa “Biobairros – da Terra à Terra”, financiado pelo Fundo Ambiental.
O projeto disponibiliza aos municípios “financiamento para a implementação de soluções de separação e reciclagem na origem”. Os restantes equipamentos serão distribuídos brevemente pelo concelho.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira e o vereador do Ambiente, Carlos Oliveira, além do secretário executivo do Planalto Beirão, José Portela, e do diretor da Escola Profissional de Vouzela, José Lino Tavares.
Rui Ladeira frisa que a compostagem representa “mais um passo no sentido da redução de produção de lixo, permitindo uma maior sustentabilidade ambiental”.
“Trata-se de uma medida que vai de encontro a muitas outras que temos adotado no território, como por exemplo a instalação de ecopontos em todas as localidades do concelho ou as campanhas de sensibilização nas escolas e dirigidas à comunidade”, afirmou na sessão de entrega.