No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A região de Viseu vai contar esta terça-feira (7 de dezembro) com chuva e um alerta amarelo que vai prolongar-se durante todo o dia.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso está ativo para todo o distrito entre as 14h00 e as 20h00 devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte. Além de Viseu, também Coimbra e Aveiro também estarão em alerta durante a tarde.
Ainda hoje e no resto do país, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real também estão sob aviso amarelo por causa da chuva entre as 12h00 e as 18h00.
Segundo as previsões meteorológicas, Viseu vai contar hoje com máximas de 12 graus e mínimas de 7. A chuva vai intensificar-se a partir do meio da tarde.
No distrito, Tabuaço vai ter máximas previstas de 16 graus enquanto Armamar, Mortágua, São Pedro do Sul e Vouzela terão 15 graus.
O IPMA prevê 14 graus para Carregal do Sal, Cinfães, Lamego, Oliveira de Frades, Resende, São João da Pesqueira, Tarouca e Tondela.
Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Penalva do Castelo e Santa Comba Dão têm previstos 13 graus. Castro Daire, Sátão e Sernancelhe terão 12 graus de máxima.
Finalmente, Penedono e Vila Nova de Paiva têm 11 graus.
Além disso, vai voltar a cair neve na Serra da Estrela. O IPMA emitiu também para os distritos da Guarda e Castelo Branco um aviso amarelo devido à queda de neve com acumulação no solo acima de 1.300 a 1.400 metros de altitude (aguaceiros de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude) entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de quarta-feira.
Portugal continental vai ser afetado, a partir desta terça-feira, pelos efeitos colaterais da passagem da depressão Barra, segundo o IPMA.
Embora a depressão não tenha impactos diretos sobre o continente, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir de hoje e atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira, explicou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.
“A depressão Barra é uma depressão muito pouco cavada, é uma depressão alta no seu centro que está no Atlântico Norte bem a noroeste dos Açores e vai deslocar-se de leste para nordeste em direção às ilhas britânicas. Ela não influencia diretamente o estado do tempo em Portugal continental, mas há alguns efeitos colaterais”, disse.
Para quarta-feira (dia 8), dia de feriado, as temperaturas vão baixar consideravelmente na região. Viseu vai ter máximas de 9 graus segundo o IPMA.