5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Corrida aos testes. Farmácias da região de Viseu alargam horários e reforçam pessoal

Corrida aos testes. Farmácias da região de Viseu alargam horários e reforçam pessoal

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
21.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
21.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Corrida aos testes. Farmácias da região de Viseu alargam horários e reforçam pessoal

A dois dias da véspera de Natal, a população de Viseu já se está a preparar para passar as festividades em segurança. A “regra” é: realizar um autoteste ou teste antigénio em farmácia ou centro de testagem para aproveitar a quadra natalícia junto da família. Nas farmácias da região de Viseu, há agendas “completamente preenchidas” e outras que estão “quase a ficar sem vagas para marcação”. A solução? Aumentar a capacidade de testagem com o alargamento dos horários e até reforçar o pessoal.

Em Viseu, no centro de testagem do Campo de Viriato, fizeram-se 611 despistes nas últimas 24 horas, dos quais 19 testaram positivo à Covid-19. No centro instalado junto à escadaria da Igreja dos Terceiros, no Rossio, realizaram-se 73 testes e dois deram positivo.

Lá perto, na Rua Formosa, a Farmácia Confiança já tem “muito poucas vagas” na agenda para marcação de testes ao novo coronavírus. Ainda assim, “temos conseguido encaixar até porque volta e meia há algumas desistências, por exemplo, de alguma família que, entretanto, ficou contaminada e que já não vai fazer ou que já não se vão juntar no Natal”, começou por nos dizer Catarina Pires, farmacêutica adjunta, adiantando que “já fizemos um alargamento do horário para a véspera de Natal”.

Em média, a farmácia faz 80 despistes por dia, uma vez que “fazemos testes das 9h00 às 19h00 e raramente há pausas”, sublinhou.

Também na Farmácia Vaz, “desde a semana passada que para o dia 23 e 24 já não temos vagas para marcação”, adiantou Nancy Ferreira, diretora técnica, ao Jornal do Centro. Além disso, “o dia 23 também está cheio, uma vez que os testes têm a validade de 48 horas”.

Em termos de testes, “durante este mês, as quintas e as sextas-feiras foram os dias com mais testes por causa do fim de semana. Nessas alturas, fazemos uma média de 60 testes por dia. Segundas, terças e quartas-feiras não têm tanta afluência, mas em média serão 30 por dia”, explicou.

Quanto à quadra natalícia, a farmácia continua com a “equipa habitual”, mas “fizemos um reforço em termos de horas e uma gestão do horário a nível interno para conseguirmos dar resposta” até porque, segundo a diretora técnica, “vamos superar o que fazíamos, normalmente, numa quinta e sexta-feira e iremos para os 90 testes diários”.

Já na Farmácia Gama, a agenda ainda não está cheia porque “entretanto, abrimos mais uma agenda” para a véspera de Natal. “Está um bocadinho confuso porque há muita gente a querer fazer teste. Para já, não alargámos o horário mas, temos enfermeiras que veem cá fazer os testes, ou seja, para além do pessoal da farmácia, veem outras pessoas de fora”, explicou a farmacêutica Ana Bártolo.

Com a “nova” agenda, apesar de já estar “carregada”, “ainda temos vagas e ainda conseguimos colocar mais pessoas porque temos pessoas de fora a vir fazer os testes, caso contrário seria impossível”, justificou, acrescentando que “na sexta-feira da semana passada fizemos mais de 80 testes” e que a previsão para “quinta e sexta-feira é de muito mais”.

Em Lamego, na Farmácia Parente “a agenda está completa para esta semana”. “Contudo, tentamos sempre fazer um reforço de equipa para que, além das marcações, consigamos responder às necessidades das famílias e das instituições”, garantiu Carolina Montenegro, diretora técnica, frisando que “temos sempre dois profissionais, um a fazer os testes e outro a tratar de toda a burocracia necessária e inerente aos testes”.

Quanto ao número de testes diários, “varia um bocadinho, mas tem andado sempre à volta dos 100 testes por dia, já chegámos a quase 200 testes num único dia”, revelou. A farmácia fez também um reajuste em termos de horário “em dias específicos para dar resposta em alturas de maior necessidade”, concluiu.

O Governo já aumentou o número de testes de antigénio comparticipados de quatro para seis por mês.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar