No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O distrito de Viseu registou cerca de 50 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas.
O concelho de Tondela teve o maior número de infetados esta terça-feira (28 de dezembro), com mais 27 casos e 204 infeções ativas.
De acordo com informações articuladas com os serviços de saúde locais, o número de novas infeções com Covid-19, hoje divulgado, é referente a casos dispersos na comunidade, que resultam de uma maior testagem face à época festiva em que estamos. Não há surtos identificados.
Na última semana, Tondela registou mais 112 infetados por Covid-19. A 21 de dezembro. O concelho tinha um total de 2.424 casos confirmados e 157 ativos. Agora, o município regista 2.536 infeções. Segundo a Direção-Geral da Saúde, a taxa de incidência é de 759 casos por 100 mil habitantes.
Os concelhos de Mangualde e Tabuaço registaram mais sete casos. Tabuaço não tinha reportado o seu balanço pandémico há algum tempo e voltou a revelar infeções hoje, não revelando o número de casos acumulados desde o início da pandemia. Mesmo assim, o concelho do norte do distrito tem agora 15 casos ativos.
“Após um período em que a situação epidemiológica no concelho esteve controlada, com o aparecimento de casos isolados e esporádicos, nos últimos dias, têm surgidos novos casos pelo que retomaremos a informação diária”, justificou a autarquia de Tabuaço.
Esta tarde, Sernancelhe reportou mais seis infetados depois de ter reportado dois outros casos no balanço anterior. Nelas teve mais três contagiados, Moimenta da Beira mais dois e Carregal do Sal mais um e ainda três recuperados.
No Hospital de Viseu, estão internados 31 doentes com Covid-19, incluindo 24 na enfermaria e sete na unidade de cuidados intensivos. Nas últimas horas, foram registados um óbito, dois internamentos e uma alta.
Já a cidade terá, a partir de quarta-feira (dia 29), um quarto centro de testagem à Covid-19 situado na Avenida Infante D. Henrique, junto ao Parque Aquilino Ribeiro e à Escola Secundária Alves Martins.
Desde março de 2020, o distrito já teve um total de 37.890 infetados, 699 óbitos e 29.870 recuperados, tendo agora um registo de pelo menos 623 casos ativos.
A nível nacional, o país teve um novo máximo de casos registados desde o início da pandemia, tendo tido mais 17.172 infetados segundo o balanço da Direção-Geral da Saúde.
Isto quando já se prevê que Portugal deverá atingir os 37 mil novos casos de infeção com o coronavírus na primeira semana de janeiro, mais do dobro dos registados hoje, como admitiu a ministra da Saúde, Marta Temido.
Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.
Disponível agendamento para crianças de 7 anos e “casa aberta” acima dos 40 anos para Janssen
Entretanto, o agendamento para vacinação das crianças a partir dos 7 anos abriu hoje, dia em que a “casa aberta” começou a aceitar utentes a partir dos 40 anos para o reforço da vacina Janssen.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, a partir de hoje, “as pessoas com 40 ou mais anos, que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias, podem recorrer aos centros de vacinação em regime ‘casa aberta’”.
Está também em funcionamento a modalidade “casa aberta” para reforço de vacinação de todas as pessoas com 60 ou mais anos contra a Covid-19 e/ou contra a gripe, acrescenta.
As autoridades de saúde alertam os utentes que devem consultar os horários antes de se dirigirem a um centro de vacinação, lembrando que os períodos da tarde “têm geralmente menos afluência”.
Entretanto, também hoje passou a ser possível fazer o agendamento, no site da DGS, para a vacinação das crianças entre os 7 e os 11 anos para os últimos quatro dias antes do regresso à escola, ou seja, entre 6 e 9 de janeiro.
Em Portugal continental, a vacinação das crianças com menos de 12 anos começou a 18 de dezembro, altura em que foram chamadas as faixas etárias entre os 9 e os 11 anos.
Segundo o planeamento da task-force, no fim de semana de 15 a 16 de janeiro será a vez das crianças com 6 e 7 anos, e entre os dias 22 e 23 de janeiro as crianças de 5 anos.
A vacinação da segunda dose para as crianças abaixo dos 12 anos deverá acontecer entre os dias 5 de fevereiro e 13 de março.
Doentes em enfermaria baixaram na região Centro
Já os hospitais da região Centro contabilizaram segunda-feira menos sete doentes internados em enfermaria com Covid-19 relativamente a domingo, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Em comunicado, a ARSC refere que, de acordo com os dados verificados às 23h59 de segunda-feira (dia 27), estavam internadas 235 pessoas, dos quais 199 em enfermaria e 36 internados em Unidades de Cuidados Intensivos, dos quais 25 ventilados.
Segundo aquele organismo descentralizado do Ministério da Saúde, os hospitais da região registaram ainda 21 altas de enfermaria e uma de UC e cinco óbitos por Covid-19 em meio hospitalar.
“As taxas de ocupação nas enfermarias e UCI nos hospitais da região são de 64% e 72% respetivamente, sendo que serão abertas e/ou fechadas novas camas dependendo do evoluir da situação epidemiológica”, lê-se no comunicado.
O setor social e privado convencionado contabiliza 12 internamentos com doentes não-Covid-19.