No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Cinfães assinou, na última terça-feira (28 de dezembro), o acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para a realização da estratégia local de habitação.
O projeto prevê apoiar um total de 352 famílias, resolvendo assim os problemas habitacionais de 187 agregados, às quais acrescem mais 165 que serão beneficiários diretos.
A cerimónia decorreu online com a presença da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Segundo a Câmara, o acordo prevê um investimento global de 12,6 milhões de euros, dos quais cerca de 9 milhões serão financiados pelo IHRU. A este valor, somam-se mais 16 milhões que serão destinados para o setor privado.
“Nos próximos quatro anos, a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros”, frisa o município em comunicado.
A nota acrescenta que o objetivo passa essencialmente por “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira”, através de arrendamento, reabilitação e construção de apartamentos.
A autarquia recorda que a estratégia local de habitação do concelho prevê o alojamento de 78 agregados familiares em habitação social e a integração de 97 famílias em casas de arrendamento acessível e 177 em habitações reabilitadas.
O presidente da Câmara, Armando Mourisco, sublinhou na apresentação que a estratégia foi o culminar de vários meses de trabalho com a colaboração da Rede Social municipal, das juntas de freguesia, das instituições de solidariedade social, das paróquias e das famílias de Cinfães.
“É a oportunidade de melhorar as condições habitacionais dos que mais precisam. Tudo faremos para apoiar as famílias no arrendamento, na requalificação habitacional, assim como requalificaremos dezenas de habitações e construiremos blocos de apartamentos para arrendamento acessível”, disse o autarca.