No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Hospital CUF Viseu anunciou a criação de uma unidade de diabetes para tratar dos utentes com a doença.
O hospital privado refere, em nota, que a nova equipa “conta com uma equipa dedicada de profissionais de todas as especialidades envolvidas na avaliação, tratamento e acompanhamento do doente com diabetes”.
No mesmo comunicado, a unidade de saúde lembra que a doença “exige um acompanhamento regular por várias especialidades médicas por apresentar um risco acrescido de complicações a curto e longo prazo”.
A unidade de diabetes será coordenada pela médica Joana Lemos, que sublinha que a nova equipa pretende “garantir a melhor prática técnica e científica” com especialistas de Medicina Interna, Endocrinologia, Nutrição e Enfermagem.
O objetivo é “promover um melhor controlo da doença e de evitar e/ou identificar precocemente possíveis complicações, atrasando a sua evolução e orientando o seu tratamento consoante cada caso em particular”.
A diabetes é uma doença frequentemente silenciosa, sem manifestar sintomas até uma fase tardia do seu percurso. Joana Lemos refere que grande parte dos doentes “apresenta complicações aquando do diagnóstico, acarretando um risco aumentado de morte prematura e menor qualidade de vida” e que é “fundamental garantir um acompanhamento atempado por profissionais diferenciados”.
O hospital acrescenta que o doente com diabetes poderá ser orientado, “de uma forma célere”, para consultas de diferentes especialidades consoante as suas necessidades de saúde específicas como Podologia, Oftalmologia, Nefrologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ortopedia, Psiquiatria, Psicologia e Urologia.
O Hospital CUF Viseu conclui a nota que quer “garantir um acompanhamento personalizado e diferenciado ao doente com diabetes, otimizando o controlo da doença, a prevenção das diversas complicações associadas e uma melhoria da qualidade de vida”.