No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Escola Básica de Mões, no concelho de Castro Daire, tem agora um ginásio terapêutico para ajudar crianças com necessidades educativas especiais.
Esta é a segunda sala de integração sensorial já instalada no município, tendo a primeira sido montada na Escola Básica da vila de Castro Daire.
O vereador da Educação na Câmara, Armando Lemos, diz que as novas salas sensoriais foram instaladas “a pensar na educação para o futuro”.
“Criámos estas salas no âmbito do nosso projeto de promoção do sucesso educativo, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões, e com o apoio de fundos comunitários”, frisa.
Segundo o vereador, as salas estão equipadas “com vários materiais terapêuticos, psicomotores e de exploração com a consequente integração dos sentidos visuais, auditivos e táteis”.
O autarca fala, por isso, de “mais um passo importante para a comunidade educativa” e para os alunos com necessidades educativas, nomeadamente aqueles que têm “dificuldades motoras e sensoriais”.
Armando Lemos realça ainda a importância e o valor acrescentado que as salas trazem para a aprendizagem das crianças com deficiência, sendo “uma mais-valia não só para estes alunos, mas também para todo o Agrupamento, visto que é uma ferramenta extraordinária para o desenvolvimento das crianças”.
O vereador da Educação refere também que as salas também têm sido procuradas por outros agrupamentos de escolas e famílias “que querem trazer as suas crianças”. “Por isso, estamos a trabalhar agora num regulamento para podermos abrir estas salas à comunidade”, sublinha Armando Lemos.
O investimento realizado até agora pela Câmara de Castro Daire na instalação das salas sensoriais foi de 35 mil euros.